Ciência USP #10: A volta do sarampo

Ciência USP #10: A volta do sarampo

Na semana passada, a OMS divulgou que as ocorrências de sarampo no mundo cresceram 300% em 2019, na comparação com o mesmo período de 2018. Que causas estão por trás da volta da doença a regiões onde o problema parecia superado? E mais: num caso que parece tirado de um livro de ficção, pesquisadores dos EUA conseguiram fazer algumas células do cérebro de porcos mortos voltarem a ter atividade metabólica.

Momento Odontologia#13 Peri-implantite doença infecciosa que pode levar a perda do implante

O tratamento com implantes dentários para reabilitar dentes perdidos avança rapidamente em todo o mundo, e no Brasil não é diferente. Mais e mais pessoas têm ao menos um implante dentário. Ainda que seja muito bem sucedido, alcançando bons resultados estéticos e funcionais, e atingindo mais de 97% de sucesso em cinco anos e mais de 90% em dez, é preciso saber que os implantes podem apresentar complicações técnicas e biológicas, que podem levar, até mesmo, a sua perda. Entre as razões para a perda do implante, aquela com maior ocorrência, e mais preocupante, é a biológica, conhecida como peri-implantite. Essa perda ocorre após a osseointegração estar consolidada, ou seja, os tecidos ao redor do implante já estão reparados, o implante está bem aderido ao osso e funcionando

Momento Odontologia #12 Gestação e problemas bucais

Estudos comprovam que grávidas são mais suscetíveis a problemas bucais. Cáries, gengivite e alterações no esmalte são algumas das doenças mais recorrentes e, portanto, são necessários cuidados redobrados com a higiene dos dentes durante o período de gestação.

Momento Odontologia #11 Infecções bucais podem causar outros problemas de saúde

Acompanhamentos com um cirurgião-dentista devem ser regulares para se evitar que uma infecção bucal possa gerar outras doenças mais graves. O professor Manoel Eduardo Lima Machado, do Departamento de Dentística da Faculdade de Odontologia da USP, explica as consequências de uma infecção não tratada, e comenta as atitudes a serem tomadas pelo profissional da odontologia e também pelo próprio paciente.

Jornal da USP no Ar: Medicina #03 Não existe vida sem sono

Sono é uma função vital, assim como respiração. Dormir mal pode acarretar fadiga, sonolência, cansaço, perda de atenção e memória, segundo neurologista da USP. Você também vai entender como a diabetes, a hipertensão e as doenças autoimunes podem causar cegueira. O exame de fundo de olho disponível em postos de saúde e o controle das doenças são formas de prevenir a perda da visão, alerta o especialista.

Ciência USP #08: Como entender o que aconteceu em Suzano?

No dia 13 de março, dois jovens entraram armados na escola estadual Raul Brasil, em Suzano, região metropolitana de São Paulo. O massacre resultou em 10 mortes. Conforme a investigação da polícia avança, sabemos cada vez mais sobre as atividades dos atiradores nas redes sociais e como eles planejaram o ataque. No entanto, os fatores que os levaram a cometer esse ato de extrema violência continuam a formar um enigma de difícil solução. Para este episódio do Ciência USP, conversamos com especialistas de três diferentes disciplinas – psiquiatria, psicologia e sociologia. É nossa tentativa de compreender como um massacre como o de Suzano pôde acontecer. Também ouvimos uma psicóloga que está atendendo famílias e sobreviventes.

Momento Odontologia #09 Câncer de boca tem chance de cura

A doença tem maior incidência na população que fuma ou ingere álcool. Tratado em fase inicial, o câncer tem maior chance de ser curado e propicia uma maior qualidade de vida ao paciente, sendo assim, a procura por ajuda não deve ser protelada