Ciência USP #41: Mapeando epidemias de chikungunya no Brasil

Neste episódio, conversamos com o virologista William Marciel de Souza, doutor pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e atualmente na University of Texas Medical Branch, nos EUA

02/05/2023 - Publicado há 12 meses
Ciência USP - USP
Ciência USP #41: Mapeando epidemias de chikungunya no Brasil
/

Nesta semana, o assunto é um estudo com participação da USP que mapeou a disseminação do vírus chikungunya no Brasil desde sua introdução no País há dez anos. A pesquisa sugeriu que a doença se distribuiu pelo território brasileiro de forma heterogênea, cidades mais afetadas apresentaram alguma proteção a novos surtos, enquanto municípios menos expostos a ondas anteriores permaneceram mais suscetíveis.

O trabalho foi divulgado em um artigo no periódico The Lancet Microbe. O virologista William Marciel de Souza, doutor pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e atualmente na University of Texas Medical Branch, nos EUA, assinou o artigo e conversou com o Ciência USP.

Para saber mais, acesse a matéria Novas epidemias de chikungunya podem continuar a incapacitar e matar no Brasil.

Reportagem: Guilherme Castro Sousa
Produção e Edição de Som: Denis Pacheco