Mosaicos Culturais #09: Filipe Ret incorpora um funk em meio a frases rimadas

Ouvintes da Rádio USP podem sentir as batidas pesadas de A.N.A.R.C.O.S., que retumbavam nos fones de ouvido de Rafael, estudante de Jornalismo na USP

Publicado: 26/04/2024     Atualizado: 29/04/2024 as 14:29
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #09: Filipe Ret incorpora um funk em meio a frases rimadas
/

Filipe Cavaleiro de Macedo da Silva Faria, nascido e criado no Catete, zona sul do Rio de Janeiro, graduou-se em Jornalismo. Sua estreia nos palcos ocorreu em 2003, durante uma batalha de freestyle na Liga dos MCs, na Lapa (RJ). Seu nome artístico “Ret”, remonta à sua época como pichador de muros.

Em 2009, lançou o álbum Numa Margem Distante, mas foi a partir de 2012, com Vivaz, que alcançou destaque nacional. O clipe divulgado no YouTube fez sucesso e foi exibido em canais como MTV e Multishow. No dia do lançamento online, Vivaz teve mais de 7 mil downloads em apenas 48 horas. Em 2015, lançou Revel.

Capa do disco Audaz, de Filipe Ret. 2018. Gravadora Tudubom

Em 2018, concluiu a trilogia com Audaz, composto por treze faixas que exploram diferentes temáticas, alternando entre batidas intensas e mais suaves.

A.N.A.R.C.O.S. conta com a colaboração de Rick Beatz. A música começa de forma singular, com um sample do funk Cheiro de Pneu Queimado. A primeira parte é marcada por críticas sociais e políticas, enquanto o refrão, repetido mais vezes do que o normal, confere à música uma envolvência única.

Enquanto ouvia A.N.A.R.C.O.S, Rafael, estudante de Jornalismo da Faculdade de Comunicações e Artes da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, da Rádio USP. Na interpretação de Rafael, a letra aborda a violência contra a população periférica, frequentemente negligenciada pela sociedade.

Ouça o podcast no link acima.

Os estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você está ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP (WhatsApp [11] 97281-5789).

Este podcast reproduz o programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 25 e 26 de abril de 2024. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h, pela Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), inclusive via internet, através do site da emissora. O programa também é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis neste link.