USP lança a campanha “Vamos Ajudar as Vítimas das Enchentes no RS”

Campanha conta com a parceria da Unesp, Unicamp, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFMUSP) e Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp)

Publicado: 05/05/2024     Atualizado: 06/05/2024 as 16:01
Banner de divulgação da campanha “Vamos ajudar as vítimas das enchentes do RS”, produzido pela Superintendência de Comunicação Social da USP

A USP, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) e a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp), está arrecadando água potável e material de limpeza, como água sanitária, sabão em pó, panos de chão e desinfetante, para a população do Estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta a pior enchente de sua história. Alunos, professores, servidores técnicos e administrativos da Universidade e a comunidade em geral podem fazer suas doações.

Na USP, a campanha “Vamos Ajudar as Vítimas das Enchentes no RS” está sendo feita em todos os campi da Universidade e o material deverá ser arrecadado até a próxima quarta-feira, dia 8 de maio, quando será encaminhado para a Defesa Civil do Estado de São Paulo, que levará os produtos arrecadados até o RS.

“É importante pensarmos no papel da limpeza de hospitais e locais públicos após as águas baixarem. Em uma situação dessas, é essencial atuar para evitar surtos de doenças transmissíveis entre a população”, destaca o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Também é possível que as doações, em qualquer valor, sejam feitas via pix pelo e-mail pixfsantander@fusp.org.br

A Fusp doará o equivalente ao valor arrecadado, até o total de R$ 200 mil. Na quarta-feira, dia 8, no final da tarde, as doações via pix serão transformadas em produtos.

Locais de entrega das doações na USP

• No campus da USP no Butantã, as doações podem ser feitas no galpão da Incubadora USP/Ipen, próximo ao Hospital Universitário (Av. Prof. Ernesto de Moraes Leme, 400). O local estará aberto 24 horas.
  • No Quadrilátero Saúde/Direito: na Escola de Enfermagem (EE) há um ponto de coleta próximo à entrada do prédio principal; na Faculdade de Medicina, a coleta é feita em frente à Comissão de Benefícios (CBSS).
  • Em Bauru, os produtos podem ser entregues nas portarias 1 e 2 de veículos; portaria social da FOB; Centro Cultural; Portaria da Triagem/Urgência; Clínica de Fonoaudiologia; Pós-Graduação; Corredores Inferiores da FOB (piso pedra portuguesa); Ginásio de Esportes; Portaria Interna FMBRU/HRAC/HC Bauru e Superintendência do HRAC-USP.
  • Em São Carlos, os locais que recebem as doações são no térreo do edifício E1 (Espaço Primavera da EESC), na área 1; e no CAD, na área 2 do campus.
  • A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), em Piracicaba, disponibilizou o Edifício Central para receber as doações.
  • No campus de Lorena, as doações podem ser deixadas na sala próxima ao anfiteatro na área 1 e, na área II, as doações podem ser deixadas na Gerência (Demar), ao lado da Secretaria do Departamento.
  • No Campus Fernando Costa, em Pirassununga, são cinco locais para a entrega: Edifício João Soares Veiga; Prédio Central; Centro de Vivência; Departamento de Engenharia de Alimentos (ZEA) e Departamento de Medicina Veterinária (ZMV).
  • Em Ribeirão Preto, as doações podem ser entregues nas Unidades de Ensino e Pesquisa e no prédio da Administração da Prefeitura do Campus.