HISTÓRIA

A Rádio USP de São Paulo foi criada em 11 de outubro de 1977, preenchendo o espaço vazio de emissoras educativas em FM na Grande São Paulo e, ao mesmo tempo, proporcionando um canal de comunicação entre a Universidade de São Paulo e a sociedade.

Ao longo de mais de 40 anos, a emissora recebeu diversos prêmios por sua linha de trabalho diferenciada. Em 2000, a Rádio USP recebeu o prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) como melhor programação musical. Destacam-se da mesma maneira as premiações pela melhor programação de cultura geral, melhor programa de variedades, conferidos também pela APCA, o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro e o Terceiro Concurso Internacional de Programas de Rádio promovido pela Rádio Cubana (vencido pelo Clip Atualidades).

A Rádio USP mantém uma programação jornalística voltada à divulgação das atividades da Universidade e um espaço aberto para debates sobre temas de interesse da sociedade e para prestação de serviços.

A programação musical vem se caracterizando como uma opção à segmentação das atuais emissoras de FM, oferecendo ao público o melhor de todos os ritmos no panorama musical brasileiro, da MPB ao rock, do jazz ao samba e é uma das poucas emissoras que inclui música instrumental em sua programação principal. A Rádio USP difunde ainda gêneros musicais que não encontram espaços nas emissoras comerciais como, por exemplo, a música erudita e músicas tradicionais de várias regiões do país.

Rádio USP 40 anos

A festa dos 40 anos da Rádio, no dia 11 de outubro de 2017, reuniu vários nomes da música brasileira, como Vânia Bastos, Toninho Carrasqueira e Oswaldinho do Acordeon. Confira o vídeo ao lado e as matérias abaixo.

FALE CONOSCO

Os telefones da Rádio estão à disposição do ouvinte em horário comercial. Os contatos podem ser feitos de acordo com a área de interesse do ouvinte:

Rádio USP São Paulo | 93,7 FM

Tel: (11) 3091-4425
Rua do Matão, 1578 - Cidade Universitária
São Paulo/SP - Brasil - CEP 05508-090

Rádio USP Ribeirão Preto | 107,9 FM

Tel: (16) 3315-3525
Av. Bandeirantes, 3900
Ribeirão Preto/SP - Brasil - CEP 14040-900

Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas: International Standard Serial Number

ISSN - 2525-6009

Política de uso

A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.

PARCERIAS:

© 2019 - Universidade de São Paulo