Publicação mostra caminhos para transformar ciência em notícia

Material traz orientações práticas para facilitar a comunicação entre jornalistas e cientistas

 05/12/2018 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 16/01/2019 as 13:47

cc

 

.

A Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP acaba de disponibilizar on-line o guia De cientista para jornalista – noções de comunicação com a mídia, de autoria das jornalistas Luiza Caires e Aline Naoe.

A ideia do material, primeiro, é mostrar a estrutura de comunicação da USP e os canais de contato com a mídia que estão à disposição.  E, claro, oferecer orientações práticas para fazer isso, contando como a mídia funciona, sua linguagem, como fazer um tema virar pauta, redigir um press release, a rotina dos jornalistas, e como lidar de maneira eficiente com eles.

E por que um cientista ou acadêmico deveria se interessar por isso? Como argumentam as autoras, “cientistas que usam bem a mídia e estão presentes nos meios de comunicação conquistam bons resultados para eles próprios, para seus projetos e para suas organizações”. Esta é também uma estratégia de chegar até financiadores de pesquisa, administradores públicos e também outros acadêmicos – lembrando que os cientistas também acompanham a mídia. “Trata-se menos de se comunicar com a mídia do que de utilizá-la para se comunicar com vários tipos de públicos”, dizem.

Elas lembram também que, pela questão ética, faz parte da missão da Universidade tornar acessível a um público mais amplo o conhecimento e a inovação que produz. E que, em última análise, ações de difusão da ciência também ajudam a população a tomar decisões em sua vida diária de maneira mais bem informada, melhorando sua qualidade de vida. Além disso, boas histórias envolvendo ciência podem inspirar o público jovem a seguir a carreira científica, compartilhando da sua paixão pelo conhecimento. “Divulgar a ciência é também valorizar a própria ciência”, finalizam.

Clique na imagem para acessar o manual em pdf

Mais informações: e-mail luiza.caires@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.