USP busca voluntários para pesquisa sobre imagem corporal em idosos

Questionário elaborado por pesquisadores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP está disponível on-line e podem participar pessoas com 60 anos ou mais

 09/11/2023 - Publicado há 6 meses
Por
Podem participar da pesquisa pessoas com 60 anos ou mais – Foto: Marcos Santos

.
Pesquisadoras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP buscam voluntários para estudo sobre imagem corporal positiva em pessoas com 60 anos ou mais. O questionário para ser respondido é on-line, leva, em média, 10 minutos e pode ser acessado
neste link

O estudo Validação psicométrica da Body Appreciation Scale 2 (BAS-2) para população idosa brasileira é da mestranda em Psicobiologia Analyce Trabasso, do Laboratório de Nutrição e Comportamento (Lapees), do Departamento de Psicologia da FFCLRP, com orientação da professora Telma Maria Braga Costa. 

O levantamento busca aprofundar e ampliar os estudos sobre imagem corporal positiva na população idosa brasileira, por meio das propriedades psicométricas da escala Body Appreciation Scale 2 (Escala de Apreciação Corporal), ou BAS-2. 

A escala tem sido utilizada por pesquisadores para estudar a imagem corporal positiva, associada a características de bem-estar psicológico, em amostras de pessoas de países ocidentais. Também está ligada a comportamentos como a alimentação intuitiva e atividade física, e a sentimentos negativos, como a insatisfação corporal e ansiedade em relação à aparência.

Mais informações: telefone (19) 99665-6890; e-mail: ana.trabasso@usp.br, com Analyce Dias Trabasso; ou e-mail: tbraga@unaerp.br, com Telma Maria Braga Costa.
.

*Estagiário sob supervisão de Rose Talamone


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.