Ciência USP é um podcast dedicado às descobertas, debates e novidades do mundo da ciência. É publicado quinzenalmente, às terças-feiras, pela equipe da editoria de ciências do Jornal da USP

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Webinar Ciência USP #01 – Covid-19: desafios para a medicina

Quais os maiores desafios de médicos e profissionais lidando com uma nova doença – e na escala de uma pandemia? O primeiro “Webinar Ciência USP” trouxe especialistas em infectologia e pneumologia para contar que respostas a medicina pode dar para fazer frente à covid-19, desde a prevenção, passando por possíveis tratamentos, até a tão aguardada vacina

Ciência USP em Quarentena: por um tecido à prova de vírus

Será que é possível desenvolver uma roupa que proteja da covid-19? Essa é a pergunta que todos os pesquisadores da área de têxteis estão correndo para responder. Conversamos com duas professoras do curso de Têxtil e Moda da USP Leste que não ficam atrás nessa corrida

Ciência USP em Quarentena: a melhor máscara possível

Se antes da pandemia de covid-19 nunca tinha passado pela sua cabeça a ideia de ir ao mercado usando uma máscara, saiba que você não está só. O entrevistado deste primeiro Ciência USP em Quarentena também não havia pensado a respeito, mas hoje testa materiais para produzir máscaras destinadas a equipes de saúde.

Ciência USP #25: Era uma vez um El Niño…

Em 2020, faz 30 anos que os cientistas que participam do IPCC alertam para os riscos da mudança climática. Aproveitamos a data para contar como os pesquisadores começaram a observar as relações entre o clima e as atividades econômicas. E ainda neste episódio: um estudo da USP conseguiu mostrar que o vírus zika é capaz de combater tumores avançados no sistema nervoso central, em cachorros.

Ciência USP #24: As faces da violência contra a mulher

Violências mais sutis do que a agressão física e o feminicídio podem ser difíceis de identificar. Este episódio de Ciência USP aborda o fenômeno da violência contra a mulher. E mais: um bate-papo sobre epidemias, jornalismo e coronavírus.

Ciência USP #23: A culpa não é da capivara

Não é incomum que uma decisão ou solução de um problema acabe gerando um novo problema que ninguém havia imaginado. No estado de São Paulo, um desses casos envolve capivaras, carrapatos e a bactéria da febre maculosa. E mais: mapa mostra os surtos de doenças que poderiam ser evitados com a ajuda das vacinas.

Ciência USP #21: O que é CRISPR e por que se fala tanto sobre ele?

O cientista russo Denis Rebrikov causou um belo rebuliço na comunidade científica depois que revelou seu controverso plano para usar CRISPR em embriões humanos. Neste episódio, explicamos como funciona essa ferramenta de edição genética. E mais: os medalhistas do iGEM 2019, e uma informação de utilidade pública.

Ciência USP #20: O que dizem mães e cientistas sobre a maconha medicinal?

Enquanto a Anvisa não decide como regulamentar a maconha medicinal no Brasil, Ciência USP conversou com cientistas e mães que recorreram ao potencial terapêutico da Cannabis para cuidar dos filhos. E mais: impressão 3D para transplantes e o primeiro paciente tratado com células CAR T na América Latina.

Ciência USP #19: Sobreviventes do câncer de mama remam por reabilitação e vida plena

Remar faz bem à saúde física e eleva a autoestima das sobreviventes de câncer de mama. Conheça a história das mulheres que participam do Remama. Projeto desmistifica protocolo que determinava que pacientes não poderiam fazer grandes esforços físicos, nem carregar peso do lado em que sofreram a mastectomia. Ainda neste episódio: o “placebo honesto” também funciona.

Ciência USP #18: Prevendo crises financeiras

Onze anos atrás, uma grave crise financeira se espalhou dos Estados Unidos para o mundo. Desde então, os economistas procuram meios de prever quando algo semelhante pode acontecer novamente. E mais: um relato da Semana do Clima em Nova York e um estudo que encontrou um novo candidato ao tratamento da doença de Chagas.

Ciência USP #17: Por que o antissemitismo ainda persiste na sociedade?

Ninguém nasce racista ou antissemita. Mas discursos de ódio e mitos que existem há séculos, e que persistem nas sociedades atuais, prejudicam minorias. Neste episódio, conversamos com uma historiadora, uma socióloga e um psicanalista para tentar entender porque o antissemitismo tem aumentado nos últimos anos. No destaque dessa edição, nossa convidada é a bióloga Tabata Bohlen, do Dragões de Garagem

Ciência USP #16: Sua cidade 2°C mais quente

Clima, Amazônia e as cidades do futuro. Um estudo estimou como serão os climas de 520 grandes cidades se a temperatura média do planeta subir 2°C até 2050 e traz projeções preocupantes.

Ciência USP #14: Será que a inteligência é exclusiva dos seres humanos?

Você diria que os animais têm inteligência? Entre os cientistas, esta não é uma pergunta tão fácil de responder. Neste episódio de Ciência USP, conversamos com dois pesquisadores do Instituto de Psicologia da USP para entender o que os humanos têm que os outros animais também têm. E mais: uma visita ao Cern, na Suíça.

Ciência USP #13: O carboidrato é um vilão ou um injustiçado?

O carboidrato tem fama de vilão. Porém, em uma dieta considerada equilibrada, ele equivale a mais de 50% da alimentação diária. Conversamos sobre o assunto com integrantes do projeto Alimentos Sem Mitos e do canal Nunca Vi 1 Cientista. E mais: um estudo alerta para a alta concentração de antibióticos em rios de diferentes regiões do planeta.