Ciência USP #43: Aglomerados de tempestade na Amazônia

Neste episódio, conversamos com a pesquisadora Amanda Rêhbéin, pós-doutoranda do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, que investigou como mudanças climáticas podem estar reduzindo tempestades na região amazônica

30/05/2023 - Publicado há 10 meses
Ciência USP - USP
Ciência USP #43: Aglomerados de tempestade na Amazônia

As tempestades se formam quando há umidade e energia suficientes na atmosfera. No caso das tempestades chamadas de sistemas convectivos de mesoescala, elas são grandes e duradouras, podendo se estender por muitos quilômetros. Recentemente, um novo estudo, publicado na revista Climate Dynamics, mostrou que essas tempestades representam 40% da chuva na Amazônia. No entanto, dados sugerem que mudanças climáticas estão reduzindo a ocorrência desse tipo de evento climático na região.

Para explicar como o trabalho foi realizado, o repórter Guilherme Castro Sousa conversou com a pesquisadora Amanda Rêhbéin, autora principal do artigo. Ela é pós-doutoranda no Departamento de Ciências Atmosféricas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP

Para saber mais, acesse a matéria Aglomerados de tempestades vêm diminuindo na Amazônia, aponta estudo.

Ficha técnica