Destaque do Ciência USP #43: Como cientistas desvendaram as melhores jogadas do futebol?

Neste episódio, conversamos com o professor Paulo Roberto Santiago, da Escola de Educação Física e Esporte da USP em Ribeirão Preto, que explica como o ângulo e a orientação dos pés podem ser melhor controlados para ajustar o ponto de contato com a bola no futebol

Por
 15/11/2022 - Publicado há 1 ano
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Destaque do Ciência USP #43: Como cientistas desvendaram as melhores jogadas do futebol?
/

Em um artigo publicado no periódico Journal of Sports Engineering and Technology, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tsukuba, no Japão, buscou explicar o segredo das melhores jogadas no futebol. Os especialistas investigaram como o ângulo e a orientação dos pés podem ser melhor controlados para ajustar o ponto de contato com a bola no futebol.

No estudo, foi apresentado um sistema de modelagem de superfície virtual que mostra diferenças na velocidade, ponto de impacto e postura do pé nos chutes. Os cientistas analisaram a deformação da bola em chutes retos, curvos e com os dedos com câmeras de alta velocidade.

Para explicar como exatamente a pesquisa foi conduzida e quais foram as suas principais conclusões, conversamos com o professor Paulo Roberto Santiago, da Escola de Educação Física e Esporte (EEFERP) da USP em Ribeirão Preto.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem e Narração: Gabriele Koga e Caio César Pereira
Produção: Denis Pacheco
Edição de Som e Composição Musical: André Leite, Mariana Franco, Livia Pegoraro e Angélica Peixoto, com supervisão de Guilherme Fiorentini.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.