Ciência USP #38: Euclides da Cunha e a Amazônia do começo do século 20

Neste episódio, conversamos com o pesquisador José Bento Camassa, autor da dissertação “Os icebergs e os seringais: representações e projetos políticos nos relatos de viagem de Roberto Payró sobre a Patagônia (1898) e de Euclides da Cunha sobre a Amazônia (1904-1905)”

Por
 21/03/2023 - Publicado há 1 ano
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Ciência USP #38: Euclides da Cunha e a Amazônia do começo do século 20
/

No retorno do Ciência USP, o assunto é uma pesquisa inédita que analisou relatos de viagens dos escritores Euclides da Cunha e Roberto Payró, enviados à Amazônia brasileira e à Patagônia, na Argentina, no começo do século 20.

A dissertação de mestrado foi escrita pelo historiador José Bento Camassa e orientada pela professora Stella Maris Franco Vilardaga, do Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Para saber mais, acesse a matéria Relatos de viagens de Euclides da Cunha já denunciavam devastação e violência contra indígenas na Amazônia.

Ficha técnica

Reportagem: Elaine Alves
Produção e Edição de Som: Denis Pacheco


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.