Destaque do Ciência USP #42: O que explica o movimento anti vacina, a negação das mudanças climáticas e o terraplanismo?

Neste episódio, conversamos com Wellington Zangari, professor do Instituto de Psicologia da USP, para entender como surgem as posturas anti ciência

Por
 01/11/2022 - Publicado há 1 ano
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Destaque do Ciência USP #42: O que explica o movimento anti vacina, a negação das mudanças climáticas e o terraplanismo?
/

Em um artigo publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, e da Universidade de Toronto, no Canadá, buscaram entender quais fatores podem explicar porque as pessoas mudam suas crenças e, muitas vezes, têm posturas consideradas anti científicas.

No estudo, foram demonstradas quatro bases centrais de princípios-chave que impulsionam a rejeição da ciência. Esses princípios foram baseados em análises que levaram em conta a capacidade de persuasão, o processamento de informações, o nível de influência e a identidade social dos envolvidos.

Para explicar melhor como a pesquisa foi conduzida, conversamos com Wellington Zangari, professor do Laboratório de Estudos Psicossociais: crença, subjetividade, cultura e saúde, do Instituto de Psicologia (IP) da USP.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou no seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem e Narração: Gabriele Koga
Produção: Denis Pacheco
Edição de Som e Composição Musical: André Leite, Mariana Franco, Livia Pegoraro e Angélica Peixoto, com supervisão de Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.