
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP

Manhã com Bach #198: Primeira parte do “Oratório de Natal” começa com coro majestoso
Composta em 1734, obra em seis partes será ouvida na íntegra a partir desta edição de Manhã com Bach

Manhã com Bach #197: Menos conhecida, primeira versão do “Magnificat” completa 300 anos
Obra de Bach baseada no “Cântico de Maria” foi criada originalmente para celebrar o Natal de 1723, em Leipzig

Manhã com Bach #196: Três corais de Bach foram compostos para celebrar casamentos
Curtas e profundas, obras vocais são exemplos da genialidade do compositor na área da harmonização musical

Manhã com Bach #195: Corais de Bach são o auge da arte da harmonização musical
Estão preservadas mais de 400 dessas obras compostas para quatro vozes

Manhã com Bach #194: Sem Lutero não existiria Bach como conhecido hoje
Líder da Reforma Protestante foi grande incentivador da música na Igreja e influenciou família de Bach desde o século 16

Manhã com Bach #193: Drama, humor e amor à natureza marcam cantatas seculares de Bach
Manhã com Bach apresenta obra criada em 1734 para celebrar o aniversário do eleitor da Saxônia e rei da Polônia Augusto III

Manhã com Bach #192: Bach fez cerca de 50 cantatas seculares, mas só 20 estão preservadas
Obras para ocasiões solenes ou festivas foram depois transformadas pelo compositor em cantatas sacras

Manhã com Bach #191: Sonata pode ter sido criada para “filho problemático” de Bach
Obra para flauta talvez fosse destinada a Johann Gottfried Bernhard Bach, que morreu na juventude

Manhã com Bach #190: Brasileira integra projeto que “completou” o “Livrinho de Órgão”
Organista Miriam Carpinetti compôs quatro prelúdios para o “Orgelbüchlein Project”, realizado em Londres, em 2016

Manhã com Bach #189: “Livrinho de Órgão” foi quase todo composto na corte de Weimar
Podcast continua a apresentar as peças dessa obra-prima de Johann Sebastian Bach para órgão

Manhã com Bach #188: Podcast traz peças do “Livrinho de Órgão” para a Quaresma e Páscoa
Manhã com Bach dá continuidade à audição de obra-prima de Bach para órgão

Manhã com Bach #187: “Livrinho de Órgão” é obra inacabada de Bach
Compositor planejou criar 164 prelúdios corais para todo o ano litúrgico, mas deixou apenas 46 peças

Manhã com Bach #186: “Livrinho de Órgão” reúne 46 prelúdios corais
Composta em Weimar, obra traz peças para os dias festivos do calendário cristão

Manhã com Bach #185: Música dos Beatles tem influência de Johann Sebastian Bach
“Bach sempre foi um dos nossos compositores favoritos; nós sentíamos que tínhamos muito em comum com ele”, disse Paul McCartney em 1993

Manhã com Bach #184: Influência da música italiana em Bach foi vasta e profunda
Estilos e formas italianas estão presentes na obra para teclado, nos concertos e até nas cantatas do compositor

Manhã com Bach #198: Primeira parte do “Oratório de Natal” começa com coro majestoso
Composta em 1734, obra em seis partes será ouvida na íntegra a partir desta edição de Manhã com Bach

Manhã com Bach #197: Menos conhecida, primeira versão do “Magnificat” completa 300 anos
Obra de Bach baseada no “Cântico de Maria” foi criada originalmente para celebrar o Natal de 1723, em Leipzig

Manhã com Bach #196: Três corais de Bach foram compostos para celebrar casamentos
Curtas e profundas, obras vocais são exemplos da genialidade do compositor na área da harmonização musical

Manhã com Bach #195: Corais de Bach são o auge da arte da harmonização musical
Estão preservadas mais de 400 dessas obras compostas para quatro vozes

Manhã com Bach #194: Sem Lutero não existiria Bach como conhecido hoje
Líder da Reforma Protestante foi grande incentivador da música na Igreja e influenciou família de Bach desde o século 16

Manhã com Bach #193: Drama, humor e amor à natureza marcam cantatas seculares de Bach
Manhã com Bach apresenta obra criada em 1734 para celebrar o aniversário do eleitor da Saxônia e rei da Polônia Augusto III

Manhã com Bach #192: Bach fez cerca de 50 cantatas seculares, mas só 20 estão preservadas
Obras para ocasiões solenes ou festivas foram depois transformadas pelo compositor em cantatas sacras

Manhã com Bach #191: Sonata pode ter sido criada para “filho problemático” de Bach
Obra para flauta talvez fosse destinada a Johann Gottfried Bernhard Bach, que morreu na juventude

Manhã com Bach #190: Brasileira integra projeto que “completou” o “Livrinho de Órgão”
Organista Miriam Carpinetti compôs quatro prelúdios para o “Orgelbüchlein Project”, realizado em Londres, em 2016

Manhã com Bach #189: “Livrinho de Órgão” foi quase todo composto na corte de Weimar
Podcast continua a apresentar as peças dessa obra-prima de Johann Sebastian Bach para órgão

Manhã com Bach #188: Podcast traz peças do “Livrinho de Órgão” para a Quaresma e Páscoa
Manhã com Bach dá continuidade à audição de obra-prima de Bach para órgão

Manhã com Bach #187: “Livrinho de Órgão” é obra inacabada de Bach
Compositor planejou criar 164 prelúdios corais para todo o ano litúrgico, mas deixou apenas 46 peças

Manhã com Bach #186: “Livrinho de Órgão” reúne 46 prelúdios corais
Composta em Weimar, obra traz peças para os dias festivos do calendário cristão

Manhã com Bach #185: Música dos Beatles tem influência de Johann Sebastian Bach
“Bach sempre foi um dos nossos compositores favoritos; nós sentíamos que tínhamos muito em comum com ele”, disse Paul McCartney em 1993

Manhã com Bach #184: Influência da música italiana em Bach foi vasta e profunda
Estilos e formas italianas estão presentes na obra para teclado, nos concertos e até nas cantatas do compositor
\\ BUSCA
\\ PODCASTS
\\ ARTIGOS

A inteligência artificial responsável requer transparência e infraestruturas compartilhadas
Por Elen Nas, pós-doutoranda da Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP

Reconhecer o racismo é determinante nas condições da saúde da população negra
Por Paulo Eduardo Alves Camargo-Cruz, doutorando da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, James Berson Lalane, doutorando da Faculdade de Medicina da USP, e Merllin de Souza, doutoranda da Faculdade de Medicina da USP

A quem interessa reduzir os recursos constitucionais da educação paulista?
Por Michele Schultz, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, e César Minto, professor da Faculdade de Educação (FE) da USP*