Manhã com Bach #214: Gênero suíte atingiu o ápice com a música de Bach

Compositor utilizou a típica forma musical barroca em obras para teclado, cordas e até orquestra

Por
 Publicado: 15/04/2024
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #214: Gênero suíte atingiu o ápice com a música de Bach
/

O compositor alemão Johann Sebastian Bach foi responsável por elevar a suíte – um dos mais populares gêneros musicais do chamado período barroco, na Europa – ao mais alto nível artístico. Estão preservadas 47 peças de sua autoria relacionadas com esse gênero, entre elas a Suíte em Si Bemol Maior (BWV 821), para cravo, e a Suíte para Violoncelo Número 1 em Sol Maior (BWV 1007), apresentadas nesta edição de Manhã com Bach. O podcast exibe ainda a cantata Ich lasse dich nicht, du segnest mich denn!, “Eu não te deixo, pois tu me abençoas!” (BWV 157).

A suíte – palavra de origem francesa que significa “sequência” – é uma composição formada por uma sequência de danças instrumentais. A típica suíte barroca é composta de uma abertura – ou um prelúdio -, seguida por uma alemanda, uma corrente, uma sarabanda e uma giga. Entre a sarabanda e a giga, os compositores barrocos acrescentaram danças avultas, ou “galanterias”, que podem ser um minueto, uma bourrée ou uma gavota, entre tantas outras danças.

Entre as 47 suítes preservadas de Bach estão incluídas as seis Suítes Inglesas, as seis Suítes Francesas, todas para cravo, as seis Suítes para Violoncelo, as quatro Suítes Orquestrais e duas suítes para alaúde. Incluem-se também nesse total 13 composições que Bach chamou de partitas, mas que na realidade são suítes, porque se trata de sequências de danças, destinadas a violino, flauta e alaúde.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 13 e 14 de abril de 2024. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.