
Blog

Professor Titular da Universidade de São Paulo, vinculado ao Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da USP. Foi diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP de 2012 a 2016. No âmbito do IEA-USP, integra a Comissão Científica da Academia Intercontinental e é o coordenador acadêmico da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência. Foi diretor do Centro Cultural São Paulo de agosto de 2006 a maio de 2010 e vice-diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP de 1998 a 2002. Idealizador e curador-coordenador do “Fórum Permanente: Museus de Arte, entre o público e o privado” [www.forumpermanente.org]. Idealizou e coordenou a Ação Educativa do MAC-USP de 1985 a 1987, bem como a primeira interface do USPonline [www.usp.br], portal de informações da USP na Web de 1995 a 1998.
Horário: Quarta às 8h00
Rádio USP
93,7 FM São Paulo / 107,9 FM Ribeirão
Compartilhar:
“Encantar na fronteira do conhecimento” é a nova mostra no Centro Maria Antonia
A iniciativa é do Instituto de Estudos Avançados da USP e do Centro de Pesquisa Interdisciplinar (ZIF) da Universidade de Bielefeld
Na arte de Orozco, os horrores da humanidade
Um dos protagonistas do muralismo mexicano registrou a barbárie, a desigualdade e a ganância
Uma vida pela defesa da cultura
O pensador, diplomata Sérgio Paulo Rouanet deixa o exemplo de sua trajetória
Um pioneiro internacional no estudo crítico e poético da cultura
Com essas palavras, Martin Grossmann lembra o legado do professor José Teixeira Coelho Neto
“As cidades são caligrafias dos processos civilizatórios
Grossmann comenta as cidades modernas, desprovidas dos referenciais de sua natureza original
Teodoro González de León desenhou obras icônicas do Modernismo
Mexicano é um dos grandes nomes da arquitetura latino-americana no século 20, destaca o professor Martin Grossmann
Uma cidade onde a diversidade cultural marca presença
O colunista Martin Grossmann continua a série sobre o México e destaca a relação entre arte, história e arquitetura
“A importância de viver outras histórias, outras realidades…”
Grossmann compartilha suas atividades na Universidade de Guadalajara, na cidade do México
“Modernismo, um bandeirantismo do século 20”
Essa premissa, segundo Grossmann, tem que ser vista de forma crítica e analisada por diferentes pontos de vista
“A matriz da USP é modernista…”
A Semana de Arte Moderna está presente na criação de uma Universidade multidisciplinar
Uma semana sob o signo da modernidade
Grossmann lembra o manifesto de 1922 no desenvolvimento do Brasil
Os 100 anos de uma semana que é um verdadeiro mito
Grossmann destaca “Era Uma Vez o Moderno”, mostra do Instituto de Estudos Brasileiros da USP e Centro Cultural Fiesp
“O mérito da 34ª Bienal é a ação coletiva “
Martin Grossmann lembra que a arte pode estabelecer pontes entre contextos e novos significados
Um modo mais poético de se relacionar com os absurdos da atualidade
Martin Grossmann faz uma análise da 34ª Bienal e destaca o trabalho de curadores, arquitetos, designers e artistas
“A arquitetura de Niemeyer é uma moldura modernista”
A genialidade do arquiteto, segundo Martin Grossmann, destaca-se entre as diferentes edições da Bienal
Um convite para conhecer a história do Pavilhão Ciccillo Matarazzo
O colunista Martin Grossmann passeia com os ouvintes em série especial sobre a 34ª Bienal
O Pavilhão da Bienal e a relação com a São Paulo modernista
Grossmann inicia uma série sobre a Bienal Internacional de São Paulo que comemora 70 anos
Obra de Regina Silveira reflete um iluminismo tropical
A artista apresenta a sua retrospectiva no MAC USP e, segundo Grossmann, é uma referência ímpar na arte brasileira
Palácio Gustavo Capanema, ícone modernista, vai a leilão
Martin Grossmann protesta contra incluir o prédio, tombado pelo Iphan, em feirão de imóveis
“Na cultura, o pesadelo não tem fim. E as tragédias são diárias”
O incêndio no acervo da Cinemateca, as mudanças na Lei Rouanet e na Plataforma Lattes são, segundo Martin Grossmann, “piadas escatológicas”