A cena cultural da cidade abre espaço para a perspectiva dos povos originários

Martin Grossmann fala sobre o Museu das Culturas Indígenas, um dos novos espaços da cidade, e sobre algumas exposições que promovem o protagonismo indígena

 30/05/2023 - Publicado há 11 meses

Logo da Rádio USP

Na sequência de suas análises sobre os espaços museológicos da cidade de São Paulo, o professor Martin Grossmann fala hoje (30) sobre o Museu das Culturas Indígenas, um dos mais novos equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo do Estado de São Paulo. Localizado no bairro da Barra Funda e inaugurado em junho de 2022, “esse dispositivo traz boas novidades para a cena cultural da cidade. Em seu nascedouro esteve muito atrelado ao jogo político relacionado às últimas eleições presidenciais e para o governo do Estado”, revela Grossmann, que acrescenta ter esse fato diminuído significativamente o seu impacto imediato. “Esse espaço, diferentemente de um museu, opera muito mais como uma interface cultural que promove um acontecimento intercultural […]  ao visitar esse “museu”, somos recebidos por indígenas de diferentes etnias, que nos guiam nessas novas dimensões cosmogônicas e civilizatórias. Faz toda a diferença!”, arremata ele.

Nesta sua coluna, Grossmann também aborda acontecimentos que considera importantes na cena cultural da cidade e que estão relacionados aos povos indígenas. Cita a versão contemporânea da ópera de Carlos Gomes, O Guarani, na concepção de Ailton Krenak, encenada no Teatro Municipal, além de exposições no Masp e na Pinacoteca, cujo projeto Octógono de Arte Contemporânea abriga a intervenção do artista Denilson Baniwa, Escola Panapaná, “uma construção em três pavimentos cujo interior acolherá aulas de língua e cultura indígenas”.

A propósito: o Museu das Culturas Indígenas está para completar um ano de vida e no próximo sábado (3) deverá receber a abertura de novas exposições.


Na Cultura, o Centro está em Toda Parte
A coluna Na Cultura o Centro está em Toda Parte, com o professor Martin Grossmann, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.