Exposição no MAC-USP traz obras que mostram mudanças ambientais abruptas

Giselle Beiguelman comenta a mostra de Lucas Bambozzi, “Solastalgia”, que considera imperdível por reunir obras impactantes

 14/08/2023 - Publicado há 9 meses
Por

Visitei  a exposição do Lucas Bambozzi no MAC-USP e é simplesmente imperdível. A exposição tem como título Solastalgia e essa palavra resume o sentido das impactantes obras que estão lá reunidas. Solastalgia é um estado de estresse mental e/ou existencial causado por mudanças ambientais abruptas, não só por consequências naturais, mas também por modelos de extrativismo que estão na base do Antropoceno.
Isso fica claro na videoinstalação homônima que dá nome à mostra, focando exclusivamente montanhas e paisagens dilaceradas, evidenciando as tragédias causadas pela mineração de ferro no entorno de Belo Horizonte (MG). Uma outra obra que merece destaque aqui é uma instalação em cinco telas em que Lucas, com seu talento ímpar, navega pelo espaço aéreo explorando as área de mineração em Minas, exclusivamente com recursos do Google Earth Studio – ferramenta que agrega imagens aéreas de diferentes fontes, a partir de coordenadas de latitude e longitude.
Lucas, além de ser um dos principais artistas da cena contemporânea, é professor, doutor pela FAU-USP e um curador inventivo e generoso. Não é por acaso, portanto, que ele incluiu na exposição uma instalação feita com frases de convidados, em letreiros luminosos, reunindo pensamentos de Ailton Krenak, líder indígena, ambientalista e filósofo, Christiane Tassis, escritora, roteirista do filme Lavra, e esta que vos fala aqui.
A exposição tem curadoria de Fernanda Pitta, docente desse importante museu universitário, que chega aos seus 60 anos de forma gloriosa, mantendo seu arrojo temático, estético e político.

Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.