Regina Silveira é rigor estético, precisão técnica e posicionamento político

A artista apresenta, no MAC USP, uma retrospectiva de vida e arte. A exposição integra a rede de expansão da 34ª Bienal

 13/09/2021 - Publicado há 3 anos
Por

 

“Uma exposição imperdível e de tirar o fôlego.” É assim que Giselle Beiguelman, artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, recomenda a mostra Regina Silveira: Outros Paradoxos, no Museu de Arte Contemporânea da USP (clique e ouça o player acima de Ouvir Imagens na Rádio USP). “A mostra integra a rede de expansão da 34a Bienal Internacional de São Paulo. É a maior retrospectiva já apresentada sobre a obra dessa artista fundamental da arte contemporânea brasileira.”

O título da mostra Regina Silveira: Outros Paradoxos refere-se a uma das obras pontuais do acervo do MAC USP. “Remete ao Paradoxo do Santo, incorporada ao acervo do museu em 1994. E é uma chave de leitura do perfil inquieto da artista e de sua atitude questionadora diante da vida e da arte.”

A professora destaca que Regina Silveira “dá uma aula de tudo, de rigor estético, de precisão técnica, posicionamento político…”. Com um conjunto de 180 obras, a artista reinaugura um anexo expositivo, fechado para reforma em 2018-2019. O espaço é ideal para projetos site specific e obras de grande porte. “A reinauguração deste espaço com Regina Silveira reafirma um caráter de experimentação artística, de museu universitário e público”, observa. “Esta mostra tem a escala do acervo do MAC USP, com a curadoria de Ana Magalhães e Helouise Costa e a expografia impecável de Alvaro Razuk .”

 


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.