Articulista
\\ ARTICULISTAS DO JORNAL DA USP
A visão de pesquisadores da USP, em textos mensais
Qual é o lugar do Brasil no mundo?
Por Pedro Feliú, professor do Instituto de Relações Internacionais da USP
Promover a inclusão e o pertencimento no lugar da dor e da violência epistêmica
Por Danilo Silva Guimarães, professor do Instituto de Psicologia da USP
E quem pode ser mulher? Não há feminismo sem trans
Por Gabrielle Werner, professora da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP
Oppenheimer, presente nas telas e nos conflitos bélicos de 2024
Por Luiz Roberto Serrano, jornalista e coordenador editorial da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP
Por que as cidades brasileiras continuam despreparadas para lidar com os eventos climáticos?
Por Gabriela Di Giulio, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP
As tensões e contradições das questões fronteiriças podem resultar em inovação?
Por Guilherme Ary Plonski, professor da Escola Politécnica e da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP
O bolsonarismo de volta às ruas
Por José Eduardo Campos Faria, professor da Faculdade de Direito da USP
Sobre cogumelos atômicos, números e palavras
Por Janice Theodoro da Silva, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP*
O momentum Hamlet dos países em suas aventuras nacionais e epopeias internacionais
Por Daniel Afonso da Silva, pesquisador no Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais da USP
Complexidades – descobertas de um mundo cada vez mais difícil de decifrar
Por Ênio Alterman Blay, pesquisador do Centro de Inteligência Artificial no InovaUSP
Depois de corroer estruturas das Forças Armadas, bolsonarismo atinge bases da PM paulista
Por Bruno Paes Manso, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP
No ambiente organizacional, será que, como dizia Tina Turner, “we don’t need another hero”?
Por Fábio Frezatti, professor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP
O discurso narcisista: um sintoma da era digital?
Por Jean Pierre Chauvin, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP
Sobre os 10% do PIB para a educação pública
Por Otaviano Helene, professor do Instituto de Física da USP
Diante das cenas de horror em Gaza, o grito que não cala: Cessar fogo já!
Por Heloísa Buarque de Almeida, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP
VEJA TAMBÉM
\\ ARTIGOS
Colaborações voluntárias da comunidade USP
As relações internacionais em um planeta à deriva
Por Waldenyr Caldas, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP
O Centro de Biologia Marinha nos 90 anos da USP
Por André C. Morandini, Ronaldo B. Francini Filho, Augusto A.V. Flores, Luciano D.S. Abel, Cláudio G. Tiago, Samuel C. Faria, Áurea M. Ciotti, professores do Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da USP
Professoras e professores de universidades brasileiras se mobilizam em defesa da Palestina
Por Everaldo de Oliveira Andrade e Adma Muhana, professores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
Concursos para ingresso na carreira docente na USP: temos realmente autonomia?
Por Alcindo Aparecido dos Santos, Alicia Juliana Kowaltowski, Deborah Schechtman e Mauro Bertotti, professores do Instituto de Química da USP
Escola de Enfermagem da USP – trajetória de excelência e impacto social
Por Vilanice Alves de Araújo Püschel, diretora da Escola de Enfermagem (EE) da USP
Revistas predatórias e ciência de baixo impacto: cortando o mal pela raiz
Por Nícolas Carlos Hoch, professor do Instituto de Química da USP, e Carlos Frederico Martins Menck, professor do Instituto de Ciências Biomédicas da USP
\\ COLUNISTAS DA RÁDIO USP
Análises e opiniões de qualidade diariamente
Até que ponto a inteligência artificial pode ser usada sem comprometer a atividade jornalística
De acordo com Carlos Eduardo Lins da Silva, ninguém duvida que a IA veio para ficar, no entanto, é preciso medir com cautela o seu impacto na rotina das redações
Música clássica para deficientes auditivos
Salas de espetáculo são preparadas com tecnologia específica para expandir sensações auditivas
A censura aos livros é o avesso da inteligência
Assunto foi tema de documentário realizado nos Estados Unidos e é analisado nesta coluna da professora Marisa Midori
Tribunal de Justiça suspende projeto de prolongamento da Marginal Pinheiros
Segundo Nabil Bonduki, o Tribunal de Justiça acertou na suspensão do projeto de prolongamento da Marginal Pinheiros: “É uma obra totalmente equivocada para um projeto contemporâneo”
Holoceno ou Antropoceno?
José Eli da Veiga comenta decisão da União Internacional de Ciências Geológicas, segundo a qual ainda não há razões para acabar com o Holoceno
Enxergar o outro pode ser o ponto de partida para uma sociedade mais igualitária
Para Renato Janine, para nós termos uma sociedade democrática, nós precisamos de diálogo e de pessoas que conversem e reconheçam umas às outras