Os principais temas da atualidade em debate com dois especialistas da Universidade de São Paulo.

Apresentação: Marcelo Rollemberg

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Diálogos na USP

Desafios #2 – Márcio Nakane e os bancos na pandemia

A Federação Brasileira de Bancos – Febraban – tem 120 bancos associados, de várias naturezas, e cinco deles estão na linha de frente do socorro às empresas e cidadãos. O sistema bancário está operando de um modo satisfatório diante das necessidades atuais da crise?

Diálogos na USP #16 – Desequilíbrio de conquistas aumenta desafios da mulher moderna

Dados do Ministério da Saúde mostram que, a cada quatro mulheres, uma é vítima de violência. No último ano, foram registrados mais de 145 mil casos, envolvendo a violência física, sexual e psicológica. Com o passar dos anos, foram sendo criadas medidas protetivas para as mulheres, como a Lei Maria da Penha em 2006 e a Lei do Feminicídio em 2015; todavia, ainda não são suficientes para acabar com o problema

Diálogos na USP #10 – Privatização: muito além da venda de estatais

Para responder questões sobre Privatização, o Diálogos na USP, apresentado por Marcello Rollemberg, recebeu Marcos Augusto Perez, professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da USP, com mais de 30 anos de atuação nas áreas de Direito Administrativo, Constitucional, Financeiro e Empresarial. Falou também Sérgio Adorno, professor titular de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e coordenador do Núcleo de Estudos da Violência, NEV-USP

Diálogos na USP #08 – Falta de investimento barra melhora da qualidade de ensino brasileiro

No último dia 8, comemorou-se o Dia Mundial da Educação. Se é uma data para ser lembrada e celebrada, no Brasil talvez seja um momento para uma profunda reflexão. Afinal, quais os caminhos que a educação brasileira tem trilhado? Desde a educação básica até o ensino superior, o que tem sido feito e o que precisa se fazer para a educação do País chegar a patamares de excelência?

Diálogos na USP #07 – Queimadas na Amazônia preocupam cientistas

Paulo Artaxo e Edson José Vidal comentam no “Diálogos da USP” sobre desmatamento e a retirada de recursos do Fundo Amazônia. “O desastre não começou agora, mas vem de vários outros governos devido à falta de políticas visando o melhor aproveitamento daquela região. Além disso, não há respeito aos modos de vida daqueles que lá moram, como indígenas e ribeirinhos, que dependem do recurso florestal”, afirma Edson José Vidal da Silva.

Diálogos na USP #06 – China ganha forças no mercado mundial e EUA reagem

Nessa disputa entre a primeira e a segunda economias do mundo, a preocupação é a de que, se os dois países sofrerem consequências negativas nessa disputa, outros países e a economia global possam ser impactados numa reação em cadeia. Alexandre Ratsuo Uehara e João Paulo Veiga comentam sobre as disputas comerciais entre as duas potências no “Diálogos na USP”

Diálogos na USP #05 – Inteligência Artificial quebra fronteiras e apresenta novas possibilidades

Inteligência Artificial é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, ou seja, a capacidade de ser inteligente. O crescimento da utilização desse recurso é analisado pelos professores Glauco Arbix e Fabio Gagliardi Cozman em mais uma edição do “Diálogos na USP”