Desafios #21: A vitória da esquerda na Colômbia

Diálogos na USP - USP
Desafios #21: A vitória da esquerda na Colômbia
/

O programa Desafios fala sobre os rumos da política na Colômbia, depois da eleição presidencial no país, em 19/6, que elegeu com 50,44% dos votos o candidato da esquerda, Gustavo Petro.

O segundo turno das eleições colombianas teve o menor índice de abstenções dos últimos 24 anos e isso mostra o engajamento da população. Os países da América do Sul têm mostrado essa tendência em colocar presidentes de esquerda, e isso evidencia a importância da população, através do voto, de mostrar sua insatisfação com os políticos no poder.

Para debater o assunto, os jornalistas Luiz Roberto Serrano e Marcello Rollemberg conversam com os professores Pedro Dallari, do Instituto de Relações Internacionais da USP, e Juan Gabriel Gómez Albarello, do Instituto de Estudios Políticos y Relaciones Internacionales (Iepri) da Universidad Nacional de Colombia.