Desafios #21: A vitória da esquerda na Colômbia

Os países da América do Sul têm mostrado essa tendência em colocar presidentes de esquerda, e isso evidencia a importância da população, através do voto, de mostrar sua insatisfação com os políticos no poder

Por
 05/07/2022 - Publicado há 2 anos
Diálogos na USP - USP
Diálogos na USP - USP
Desafios #21: A vitória da esquerda na Colômbia
/

O programa Desafios fala sobre os rumos da política na Colômbia, depois da eleição presidencial no país, em 19/6, que elegeu com 50,44% dos votos o candidato da esquerda, Gustavo Petro.

O segundo turno das eleições colombianas teve o menor índice de abstenções dos últimos 24 anos e isso mostra o engajamento da população. Os países da América do Sul têm mostrado essa tendência em colocar presidentes de esquerda, e isso evidencia a importância da população, através do voto, de mostrar sua insatisfação com os políticos no poder.

Para debater o assunto, os jornalistas Luiz Roberto Serrano e Marcello Rollemberg conversam com os professores Pedro Dallari, do Instituto de Relações Internacionais da USP, e Juan Gabriel Gómez Albarello, do Instituto de Estudios Políticos y Relaciones Internacionales (Iepri) da Universidad Nacional de Colombia.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.