Diálogos na USP # 54 Encruzilhada ideológica da América do Sul

Como levar adiante programas sociais e econômicos importantes se os parlamentares – com quem esses governos precisam negociar para levar adiante suas propostas – se posicionam ideologicamente de forma diferente?

16/06/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 05/07/2023 as 8:37
Diálogos na USP - USP
Diálogos na USP # 54 Encruzilhada ideológica da América do Sul
/

A América do Sul pode estar vivendo uma encruzilhada ideológica. E essa situação se mostra clara em pelo menos três países: Chile, Brasil e Colômbia, por exemplo, têm governos de esquerda, mas seus parlamentos são flagrantemente conservadores. Como fazer, então, para levar adiante programas sociais e econômicos importantes se os parlamentares – com quem esses governos precisam negociar para levar adiante suas propostas – se posicionam ideologicamente de forma diferente?

Essas e outras questões sobre a política, a economia e a sociedade na América do Sul serão debatidas no episódio do Diálogos na USP. Os jornalistas Marcello Rollemberg e Luiz Roberto Serrano recebem Pedro Feliú Ribeiro, professor associado do Instituto de Relações Internacionais e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da USP e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, também da Universidade de São Paulo (USP).