A revista The Journal of Infectious Diseases (JID) homenageou Lucy dos Santos Vilas Boas, virologista do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Faculdade de Medicina (FM) da USP. A professora foi capa da segunda edição de abril, em arte feita por Layla Honorato, doutoranda do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da FM. A ilustração, nomeada como Lucy – A mulher cientista, foi vencedora do concurso feito pela Infectious Diseases Society of America (IDSA) na categoria de diversidade, equidade e inclusão.
A virologista Lucy dos Santos Vilas Boas possui mestrado em Ciências Biológicas pela USP. Atualmente, é biologista no Hospital das Clínicas e coordena pesquisas no Laboratório de Virologia do IMT. Com uma equipe majoritariamente feminina, Lucy foi a primeira cientista do Brasil a isolar os vírus Sars-Cov 2 e Mpox, vírus da varíola dos macacos.
A revista foi fundada em 1904 e publica pesquisas científicas relacionadas à patogenia, diagnósticos e tratamento de doenças infecciosas. Os artigos incluem resultados das áreas de microbiologia, imunologia e epidemiologia. Os editores da JID destacam a atuação da professora e seu trabalho no IMT, instituição pioneira no acolhimento de estudantes e mulheres cientistas em São Paulo.
“Seu trabalho foi fundamental para o desenvolvimento acelerado de ferramentas diagnósticas no Brasil. Os editores da JID celebram suas realizações como representativas dos muitos cientistas, femininos e masculinos, que trabalharam incansavelmente em nível de base em todo o mundo para avançar na ciência, que resulta em melhores cuidados para indivíduos com doenças infecciosas”, informaram os editores da publicação, do grupo Oxford.