Virologista da USP é homenageada na revista “The Journal of Infectious Diseases”

Arte com a professora Lucy dos Santos Vilas Boas foi vencedora do concurso promovido pela Infectious Diseases Society of America

Publicado: 29/04/2024
Capa do volume 229, edição 4 da revista The Journal of Infectious Diseases com o desenho de Layla Honorato em homenagem a Lucy dos Santos Vilas Boas – Imagem: Divulgação/The Journal of Infectious Diseases

A revista The Journal of Infectious Diseases (JID) homenageou Lucy dos Santos Vilas Boas, virologista do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Faculdade de Medicina (FM) da USP. A professora foi capa da segunda edição de abril, em arte feita por Layla Honorato, doutoranda do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da FM. A ilustração, nomeada como Lucy – A mulher cientista, foi vencedora do concurso feito pela Infectious Diseases Society of America (IDSA) na categoria de diversidade, equidade e inclusão.

A virologista Lucy dos Santos Vilas Boas possui mestrado em Ciências Biológicas pela USP. Atualmente, é biologista no Hospital das Clínicas e coordena pesquisas no Laboratório de Virologia do IMT. Com uma equipe majoritariamente feminina, Lucy foi a primeira cientista do Brasil a isolar os vírus Sars-Cov 2 e Mpox, vírus da varíola dos macacos.

Sites e apps programados por universitárias podem auxiliar no combate à violência de gênero

Do campo ao Museu do Futebol: a luta das jogadoras por representatividade

A revista foi fundada em 1904 e publica pesquisas científicas relacionadas à patogenia, diagnósticos e tratamento de doenças infecciosas. Os artigos incluem resultados das áreas de microbiologia, imunologia e epidemiologia. Os editores da JID destacam a atuação da professora e seu trabalho no IMT, instituição pioneira no acolhimento de estudantes e mulheres cientistas em São Paulo.

“Seu trabalho foi fundamental para o desenvolvimento acelerado de ferramentas diagnósticas no Brasil. Os editores da JID celebram suas realizações como representativas dos muitos cientistas, femininos e masculinos, que trabalharam incansavelmente em nível de base em todo o mundo para avançar na ciência, que resulta em melhores cuidados para indivíduos com doenças infecciosas”, informaram os editores da publicação, do grupo Oxford.

O desenho de Layla Honorato em homenagem a Lucy dos Santos Vilas Boas pode ser encontrado no site da revista JID – Ilustração: Layla Honorato