Mosaicos Culturais #22: A meta de Fodop Cypher #1 é paz, justiça e liberdade

Ouvintes da Rádio USP podem sintonizar as rimas que fazem referências ao círculo pessoal de colegas do Fodop Cypher #1, que ecoavam nos fones de ouvido de Pedro, estudante de Geografia na USP

Por
 Publicado: 15/05/2024
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #22: A meta de Fodop Cypher #1 é paz, justiça e liberdade
/

Fodop Cypher #1 é uma composição de Mc Neguinho BDP, Mc Kaverinha e Mc Rodrigo RD com produção de DJ Deh Zika do estúdio de produção musical Fodop. O estúdio Fodop visa promover a música funk e rap, divulgando o trabalho de artistas de destaque do gênero.

Capa de Fodop Cypher #1. 2018

As rodas de rima, conhecidas como “cyphers”, ganharam grande popularidade no Brasil a partir de 2017. O vídeo de Fodop Cypher #1 no YouTube está na marca de 2.7 milhões de visualizações de 2018 para cá.

A palavra “cypher” deriva do árabe e significa “zero”. No hip-hop, essa expressão se originou na dança breakdance, na qual os dançarinos se reuniam em círculos para improvisar movimentos. Essa referência ao número zero simboliza a liberdade criativa e a espontaneidade das rodas de rima.

A cypher no rap tem como objetivo reunir MCs, sendo eles de grupos ou artistas solos, para rimas inéditas e com uma conexão de palavras mais complexas, com um DJ responsável pelo beat. É algo que se aproxima mais do freestyle do que do rap elaborado e construído sobre uma batida produzida em estúdio (site do Kondzilla).

Ao som dos beats de Fodop Cypher #1, Pedro, estudante de Geografia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Pedro revela que a música narra a história de um amigo que, após ser preso, retorna à sociedade transformado.

O objetivo do programa é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz o programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 14 e 15 de maio de 2024.


Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Supervisão: Magaly Prado

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.