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Jornalista e professor de pós-graduação em Jornalismo no Insper, é mestre em Comunicação pela Michigan State University, doutor e livre-docente em Comunicação pela Escola de Comunicações a Artes da USP. Trabalhou nos jornais do grupo Diários Associados e Folha de S. Paulo, no qual foi ombudsman, diretor-adjunto e correspondente em Washington, e no Valor Econômico, onde foi diretor-adjunto.
Horário: Segunda às 9h
Rádio USP
93,7 FM São Paulo / 107,9 FM Ribeirão
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Brasil é um dos países que mais rejeitam a informação e o consumo de notícias
Carlos Eduardo Lins da Silva comenta dados divulgados pelo Reuters Institute a respeito do consumo de notícias no mundo e tenta explicar o porquê dessa falta de interesse pela informação
“Não se pode exagerar na exibição desse tipo de imagem”, diz Lins da Silva sobre fotos de guerra
Carlos Eduardo Lins da Silva analisa a utilização de imagens de violência no jornalismo e afirma que essa é uma possibilidade de conscientizar as pessoas, mas é preciso tomar cuidado para não banalizar as situações
“É preciso chamar de mentira o que é mentira”
Carlos Eduardo Lins da Silva comenta editorial do “Estadão”, que sugere que alguns fatos sobre Bolsonaro não sejam noticiados e discute as melhores maneiras de lidar com as objeções ao jornalismo
Vazamento de documento sobre aborto é o grande destaque da imprensa americana
Para Carlos Eduardo Lins da Silva, trata-se do vazamento de informação mais importante desde os documentos do Pentágono, nos anos 1970
Com Elon Musk, autorregulação do Twitter pode ficar mais complicada
Em sua coluna desta semana, Carlos Eduardo Lins da Silva também diz ser favorável à autorregulação, como a que, pelo menos até agora, tem sido feita pelo Twitter
Personalizar a primeira página on-line pode empobrecer o jornalismo
“A home dos jornais, personalizada, pode tornar a relação do leitor com o veículo de comunicação menos rica e gratificante”, observa Lins da Silva
Censura versus orientação ideológica
Carlos Eduardo Lins da Silva faz essa distinção a propósito do que ocorreu no Lollapalooza, que considera censura, e que não é o mesmo que orientação ideológica, caso de quando um jornal se recusa a publicar um artigo que vai contra sua linha editorial
Falta profundidade na cobertura jornalística da guerra entre Rússia e Ucrânia
Carlos Eduardo Lins da Silva discorre sobre a unanimidade da mídia ocidental em relação ao conflito e o esquecimento de outras tensões distantes dos holofotes mundiais
Apesar da dificuldade de se cobrir uma guerra, mídia tradicional erra em unilateralismo e racismo
Carlos Eduardo chama a atenção também para a morte intencional de jornalistas por tropas russas
Coalizão para a liberdade de imprensa precisa ser eficaz para diminuir perseguição a jornalistas
Para Carlos Eduardo Lins da Silva, as eleições de 2022, principalmente para presidente da República, podem representar um ano perigoso ao jornalismo brasileiro
A decadência na circulação do jornal impresso
Carlos Eduardo Lins da Silva discorre sobre o aumento das assinaturas digitais e outros fatores que impactam os rumos da produção jornalística
Extinção do jornal “Agora” marca o fim de uma era do jornalismo brasileiro
Com isso, o jornal “Agora” junta-se a outros veículos jornalísticos importantes, que também deixaram de existir, como o “Jornal da Tarde”, o “Diário Popular” e o “Diário da Noite”, entre outros
Transformação do mercado impresso causa mudança no jornalismo
Carlos Eduardo Lins da Silva comenta os números relacionados à circulação de jornais impressos no Brasil e os possíveis motivos em torno deles
Falta de dinheiro está os principais motivos de cancelamento de assinaturas de jornais
Carlos Eduardo Lins da Silva comenta pesquisa do Nieman Lab, que mostra as principais razões pelas quais as pessoas cancelam assinaturas de jornais
Regime sem fins lucrativos como via de sobrevivência para o jornalismo independente
Carlos Eduardo Lins da Silva comenta sobre mudanças no modelo de negócios da revista “Piauí” e o regime sem fins lucrativos como possível via de sobrevivência do jornalismo independente
Caso Ozy Media demonstra a preocupação com os rumos do mercado de comunicação
Carlos Eduardo Lins da Silva afirma que os investidores na área cometem desatinos injustificáveis e ressalta a dificuldade em medir a audiência de produtos digitais
Nova parceria entre Facebook e imprensa brasileira é uma boa notícia, mas não suficiente
Neste “Horizontes do Jornalismo”, o professor Carlos Eduardo Lins da Silva avalia parceria do Facebook com veículos de comunicação no Brasil e demonstra preocupação diante dos documentos vazados da rede
Publicidade em matérias pode colocar confiabilidade da imprensa em risco
Na coluna “Horizontes do Jornalismo”, o professor Carlos Eduardo Lins da Silva aponta os efeitos de não se diferenciar publicidade da reportagem
Ataques à imprensa podem levar a novo posicionamento de veículos de comunicação
O professor Carlos Eduardo Lins da Silva analisa os recentes ataques às sedes do Google e do grupo ITN, em Londres, na Inglaterra, pelo movimento antivacina e antilockdown e prevê as consequências
Interesse por notícias está decrescendo nos EUA
Lins da Silva fala sobre o número de assinantes do jornal “The New York Times”, que representa hoje uma pequena fração do universo de leitores que um dia se dispuseram a assiná-lo