Fechamento de redação física traz prejuízos para a qualidade do jornalismo

Carlos Eduardo Lins da Silva, ao comentar o fechamento da redação física de um jornal do Canadá, alega que esse tipo de situação afeta um aspecto fundamental do jornalismo: o trabalho de equipe

 02/10/2023 - Publicado há 7 meses

Logo da Rádio USP

Um dos jornais mais antigos de Ontário, no Canadá, o The Hamilton Spectator, está fechando sua redação física, o que o professor Carlos Eduardo Lins da Silva considera uma péssima notícia. O jornal existe desde 1846, na cidade de Hamilton, a qual, com seus 580 mil habitantes, é a quarta maior da província e a 10ª maior do Canadá. A redação deve fechar este mês, preocupando com a ameaça de desemprego os seus 50 jornalistas. Lins da Silva lembra que este não é o primeiro caso a ocorrer na América do Norte, citando como outro exemplo o Daily News, um dos mais importantes e influentes da cidade de Nova York, que conheceu o mesmo destino em 2021, fechando para todo o sempre sua redação.

Essa situação, na qual o jornalista não tem mais uma redação para trabalhar, fazendo-o de casa, enfraquece o jornalismo, que é muito melhor quando realizado em equipe. “Para mim, jornalismo é um trabalho de equipe, acima de tudo […] a redação é uma grande escola, os jornalistas mais jovens aprendem muito só de ouvir os mais experientes falando.” Ele cita sua própria experiência para corroborar essa afirmação, na época em que trabalhava na redação do Diários Associados. “Ali eu passava muito mais tempo do que meu horário de expediente apenas para conversar, para ouvir o que meus ídolos, que trabalhavam lá, tinham a falar, e às vezes só para poder ouvi-los conversando entre si”, comenta ele. “Isso tudo era um aprendizado fantástico […] então, o fim das redações físicas, o fim da presença física dos jornalistas nas redações, é, sem dúvida nenhuma, um grande malefício para a qualidade do jornalismo.”


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção  da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.