Curioso por Ciência #18: Estudo identifica relação entre poluição sonora, perda auditiva e demência

Após ampla revisão bibliográfica, pesquisadores identificaram que a deficiência auditiva já é associada a problemas cognitivos, demência e até a problemas cardiovasculares e metabólicos

 Publicado: 29/04/2024
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência #18: Estudo identifica relação entre poluição sonora, perda auditiva e demência
/

O Curioso por Ciência desta semana traz uma pesquisa que aborda a correlação entre poluição sonora, perda auditiva e demência. Os pesquisadores investigaram se a poluição sonora e a perda auditiva podem levar ao prejuízo cognitivo e a quadros de demência.

Eduardo Nazaré, do Dr. Fisiologia, informa que ouvir os sons ao nosso redor é fundamental para nossa interação com o mundo e até mesmo para nosso desenvolvimento cognitivo. Mas, infelizmente, algumas pessoas sofrem com problemas auditivos.

A mais comum das perdas auditivas é a chamada sensorineural, que pode ser causada pela exposição a ruídos intensos, como os causados pela poluição sonora de buzinas e som alto, por exemplo. Em geral, a poluição sonora é definida como sons indesejados gerados pela atividade humana que podem afetar nossa audição e também nossa saúde de maneira geral.

Segundo os pesquisadores, após revisarem diversos estudos da literatura, a deficiência auditiva já é associada a problemas cognitivos e até demência. Inclusive existem estudos que mostram que ela também está relacionada a problemas cardiovasculares e metabólicos.

Os pesquisadores concluíram que a exposição constante a ruídos impacta o funcionamento do sistema auditivo e o cérebro, afetando nossa capacidade de pensar e aprender. Dessa forma, cuidar da nossa audição e evitar a exposição excessiva a ruídos é essencial para manter não só nossa capacidade auditiva, mas também nossa saúde cognitiva.

A pesquisa Poluição sonora e perda auditiva podem levar a prejuízo cognitivo e quadros de demência? é o doutorado de Daniel Mendes Filho, orientado pelo professor Ricardo Mauricio Xavier Leão e defendido no Programa de Pós-Graduação em Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Curioso por Ciência é uma coprodução coprodução entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, startup Dr. Fisiologia e Rádio USP Ribeirão Preto e São Paulo. Vai ao ar toda segunda-feira, no Jornal da USP no Ar na Rádio USP em São Paulo, 93,7 MHz, a partir das 7h30, e no Jornal da USP no Ar - Edição Regional na Rádio USP Ribeirão Preto, 107,9 MHz, a partir das 12h. estará disponível na home de Ribeirão Preto do Jornal da USP, basta navegar em ribeirao.usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.