Escola USP de Gestão promove encontro do programa de desenvolvimento para liderança

Atividade marca retomada da Escola, que está implementando uma nova política de desenvolvimento profissional para docentes e servidores técnicos e administrativos da Universidade

 Publicado: 30/04/2024     Atualizado: 02/05/2024 as 18:06
Por
O evento reuniu cerca de 100 dirigentes das Unidades de Ensino e Pesquisa, Institutos, Centros Especializados e Órgãos – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A Coordenadoria de Administração Geral (Codage), por meio da Escola USP de Gestão, promoveu a primeira edição do Encontro do Programa de Desenvolvimento para Liderança e Gestão Administrativa – Módulo Dirigentes, nos dias 28 e 29 de abril, na cidade de Águas de São Pedro, em São Paulo. 

O evento reuniu cerca de 100 dirigentes das Unidades de Ensino e Pesquisa, Institutos, Centros, Museus, Prefeituras dos Campi e Órgãos ligados à Reitoria, que tiveram a oportunidade de discutir temas relacionados à gestão administrativa da Universidade. 

Esta foi a primeira atividade de capacitação desenvolvida pela Escola USP de Gestão, que está retomando suas atividades, sob a responsabilidade da coordenadora adjunta da Codage, Heliani Berlato. Essa retomada marca a implementação de uma nova política de desenvolvimento profissional para docentes e servidores técnicos e administrativos da Universidade. 

A programação teve início, no dia 28, com uma palestra com tema Ética e Liderança, apresentada pelo conselheiro de administração do Instituto Brasileiro de Governança Cooperativa e integrante do Conselho Deliberativo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), Sérgio Mindlin. 

Na manhã seguinte, dia 29, as atividades tiveram início às 8h30 com as boas-vindas do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, que ressaltou a importância do evento e a necessidade de que os dirigentes se reúnam em encontros de imersão desse tipo para discutir temas importantes da gestão. “Muitas vezes, os dirigentes são alçados a essas posições sem ter formação de gestores, o que torna mais complexa a administração”, considerou. 

Os participantes tiveram a oportunidade de discutir temas relacionados à gestão administrativa da Universidade – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Sobre a formação continuada, o reitor destacou que “precisamos oferecer ao nosso quadro de pessoal, principalmente técnico e administrativo, a possibilidade de se desenvolverem nas suas carreiras. Este é um fato extremamente importante. Hoje começamos este processo e precisamos que os dirigentes sejam facilitadores dentro de suas Unidades e estejam engajados com esta iniciativa, pois é importante que todos os servidores tenham essa oportunidade”.

Política institucional

Ao iniciar sua apresentação, a coordenadora adjunta da Codage, Heliani Berlato, afirmou que “os dirigentes legitimam a iniciativa e reconhecem a importância da formação, do aprendizado contínuo”. Em seguida, Heliani apresentou o diagnóstico sobre as capacitações de servidores da Universidade. 

Esse levantamento foi resultado de uma oficina promovida em dezembro do ano passado, com cerca de 100 servidores, para discutir as principais demandas em relação ao tema. “Esses facilitadores, que foram indicados pelos dirigentes das Unidades, nos apresentaram suas principais necessidades de desenvolvimento profissional”, explicou. 

Ao iniciar sua apresentação, a coordenadora adjunta da Codage, Heliani Berlato, afirmou que “os dirigentes legitimam a iniciativa e reconhecem a importância da formação, do aprendizado contínuo” – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A partir daí, foi realizado um levantamento on-line com esse grupo para identificar as áreas com maior carência em capacitações. O tema mais citado na pesquisa foi a importância da realização de cursos na área de liderança, seguido de cursos técnicos, comportamentais, sobre qualidade de vida e sobre saúde mental.

Segundo Heliani, a expectativa é que o projeto da Escola USP de Gestão se torne uma política institucional, isto é, “se estabeleça como uma política perene e não apenas de uma gestão”, e já está previsto um novo encontro nos mesmos moldes do oferecido aos dirigentes, desta vez voltado para servidores técnicos e administrativos, em junho deste ano. 

“Estamos construindo juntos esse formato de desenvolvimento e capacitação profissional e esta iniciativa com o tema liderança e gestão administrativa, partiu da consulta à comunidade dos servidores técnicos e administrativos que, inclusive, terá total apoio dos dirigentes para participar dos nossos encontros e cursos”, salientou.

Áreas de atuação da Codage

A programação do encontro se estendeu ao longo do dia com apresentações que abordaram todas as áreas de atuação da Codage. A primeira delas foi a do coordenador de Administração Geral, João Maurício Gama Ventura, que falou sobre os contextos e perspectivas organizacionais da USP.

Em seguida, foi a vez do diretor do Departamento de Recursos Humanos (DRH), Wilson Amorim; do diretor do Departamento de Administração, Amaury José Rezende; da diretora do Departamento de Finanças, Mara Jane Contrera Malacrida; e do diretor do Departamento de Convênios, Fábio Lotti Oliva; além do procurador-geral da USP, Marcelo Bonizzi, que abordou a gestão jurídica da Universidade.

Ao final, os participantes tiveram a oportunidade de fazer questionamentos aos palestrantes.

“O evento foi muito produtivo. Houve um forte engajamento dos dirigentes. Dois pontos que destaco são o reconhecimento deles em relação ao processo de aprendizagem contínuo, principalmente pelas posições ocupadas, e a preocupação de que esse modelo seja aplicado aos nossos servidores técnicos e administrativos, sobretudo”, reiterou Heliani.

Ainda, no encontro, os dirigentes assistiram às apresentações que abordaram todas as áreas de atuação da Codage – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.