Manhã com Bach #219: Para Charles Terry, motetos de Bach exigem a melhor técnica coral

Para historiador inglês, obras têm proeminência no gênero surgido no século 13, na França

Por
 Publicado: 20/05/2024     Atualizado: 27/05/2024 as 14:12
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #219: Para Charles Terry, motetos de Bach exigem a melhor técnica coral
/

“Os motetos de Bach exibem no mais alto grau de inspiração o gênio para a canção profunda que ele herdou de seus ancestrais da Turíngia. A sua enorme virilidade dá a eles a proeminência entre as obras desse gênero e fazem com que eles, únicos entre as composições vocais de Bach, não tenham sido encobertos pelo eclipse que obscureceu o compositor e sua arte no século que seguiu a sua morte. Para a sua performance, esses motetos exigem as mais altas qualidades da técnica coral.”

Esse trecho é extraído do livro The Music of Bach – An Introduction (A Música de Bach – Uma Introdução), do historiador inglês Charles Sanford Terry (1864-1936), um clássico da bibliografia sobre Bach, que está sendo analisado ao longo de quatro edições de Manhã com Bach. Desta vez, o podcast destaca o capítulo em que Terry trata da música fúnebre de Bach, a música feita para ser apresentada em funerais, como é o caso dos motetos.

Como exemplo das análises de Charles Terry sobre os motetos de Bach, Manhã com Bach exibe, nesta edição, o moteto Jesu, Meine Freude, “Jesus, minha alegria” (BWV 227). O podcast apresenta ainda a cantata Liebster Immanuel, Herzog der Frommen, “Amado Emanuel, príncipe dos piedosos” (BWV 123).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 18 e 19 de maio de 2024. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP. As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.