Encontro de integração reúne novos docentes na Cidade Universitária

Cerca de 80 docentes recém-admitidos participaram do evento, que contou com a participação do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e do diretor-científico da Fapesp, Márcio de Castro Silva Filho

23/06/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 13/07/2023 as 16:38
O encontro de integração dos novos docentes da USP aconteceu no dia 22 de junho, na Sala do Conselho Universitário – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“Tornar-se um docente da universidade mais importante do Brasil é assumir uma grande responsabilidade, pois tudo o que fazemos na USP tem uma grande repercussão estadual e nacional. A população coloca em nossos ombros a responsabilidade de melhorar a condição de vida das pessoas, de mudar o País”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior na abertura do evento de boas-vindas aos novos docentes, que aconteceu nesta quinta-feira, dia 22 de junho.

Promovido pela Comissão Especial de Regimes de Trabalho (Cert), o encontro teve o propósito de orientar os docentes admitidos na Universidade, por concurso público, no período de outubro de 2022 a junho de 2023, e fornecer informações úteis sobre o desenvolvimento de suas carreiras, os diferentes regimes de trabalho e o credenciamento para realização de atividades simultâneas.

Na cerimônia, Carlotti falou também sobre as iniciativas da Reitoria para a valorização da carreira docente – como a contratação de novos professores, reajuste salarial, prêmios para jovens talentos – e sobre temas que são prioritários em sua gestão como a sustentabilidade e a inovação. “Tudo o que planejamos é com o objetivo de fazer a USP melhor, e isso só acontecerá se ela tiver bons alunos, bons professores e bons servidores. Não são os prédios que fazem a diferença, é o material humano”, destacou o reitor.

A presidente da Cert, Helena Ribeiro, explicou o “importante papel da Comissão para a orientação a docentes recém-admitidos sobre o que se espera deles em suas carreiras na USP e o que lhes é permitido e vedado fazer dentro dos diferentes regimes de trabalho”.

[A partir da esquerda] A presidente da Cert, Helena Ribeiro; o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior; e o diretor-científico da Fapesp, Márcio de Castro Silva filho – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Oportunidades

O diretor-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Márcio de Castro Silva Filho, falou sobre as oportunidades oferecidas tanto pela USP quanto pela Fapesp para o desenvolvimento da carreira acadêmica.

“Foi na USP que eu construí minha carreira, fiz grandes amizades e desenvolvi habilidades múltiplas. As oportunidades oferecidas aqui são enormes; portanto, procurem se dedicar não só às atividades de ensino e pesquisa, mas também às atividades de cultura e extensão. Certamente, isso acrescentará muito, profissional e pessoalmente”, aconselhou o diretor-científico da Fapesp, que também é docente da USP.

A programação contou ainda com a apresentação do diretor do Departamento de Administração da Coordenadoria Geral de Administração (Codage), Amaury José Rezende, além de depoimentos de alguns docentes recém-admitidos e do esclarecimento de dúvidas.

Integração

Além da reunião na Reitoria, os docentes tiveram a oportunidade de participar de uma atividade de integração na Raia Olímpica do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp).