Reitor participa de reunião com deputados na Assembleia Legislativa

Na audiência, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior apresentou os principais projetos desenvolvidos na Universidade

22/06/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 12/07/2023 as 17:16
(Na mesa, a partir da esquerda) A deputada Bebel, presidente da Comissão de Educação e Cultura; o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; e o deputado Mauro Bragato, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Na manhã desta quarta-feira, dia 21 de junho, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior participou de uma reunião conjunta das Comissões de Educação e Cultura e de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O encontro teve como objetivo a prestação de contas a respeito da atual gestão à frente da USP, conforme disposto no artigo 52 da Constituição Estadual.

“É uma satisfação estar aqui na condição de reitor para fazer uma prestação de contas, apresentar o que estamos fazendo e ouvir as sugestões de vocês, afinal, a Alesp é a casa de todos os paulistas”, afirmou Carlotti.

Acompanhando o reitor, estavam presentes representantes das pró-reitorias, superintendências e órgãos centrais da Universidade.

Excelência

O reitor iniciou sua apresentação explicando as seis principais diretrizes da atual gestão: a excelência do ensino, da pesquisa e da extensão universitária; a valorização das pessoas e as políticas inclusivas; o aprofundamento das relações com a sociedade; as políticas de inovação e transferência de conhecimento em benefício da sociedade; o desenvolvimento sustentável; e a responsabilidade financeira da administração.

Para Carlotti, “a palavra-chave da gestão é a excelência. Todas as nossas decisões e iniciativas são imbuídas pelo desejo de buscar a excelência, de servir o melhor possível a sociedade paulista, tanto na formação de pessoas quanto na produção e transmissão de conhecimento para a sociedade”.

Em seguida, o dirigente falou sobre as iniciativas da gestão na área do ensino de graduação e pós-graduação com as recentes alterações nos processos seletivos, a ampliação das políticas afirmativas de ingresso, a criação do sistema Enem-USP, o apoio à atualização dos currículos e métodos de ensino, a criação do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente e a implantação do Hospital das Clínicas de Bauru.

Na pós-graduação, Carlotti falou sobre o bom desempenho dos programas na avaliação quadrienal da Capes 2017-2021; das iniciativas voltadas para a internacionalização como o Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) USP/Capes e a ampliação dos convênios de dupla-titulação; e do recente convênio assinado com o governo de Angola para a formação de mestres, doutores e pós-doutores do país africano.

Na área de pesquisa e inovação, o reitor ressaltou o destaque da Universidade em rankings internacionais e a recente criação de novos Centros de Estudo dedicados a temas relevantes para a sociedade, como a oncologia de precisão, a agricultura sustentável e os estudos de carbono.

Também foram mencionadas as parcerias com grandes centros internacionais de pesquisa – o Instituto Pasteur, o International Centre for Genetic Engineering and Biotechnology (ICGEB) e o Centro Nacional de Pesquisa da França (CNRS) – que estabelecerão centros regionais na Universidade. Carlotti reafirmou a “importância da política de inovação e transferência de conhecimento da Universidade para a sociedade, com o objetivo de converter o conhecimento em uma melhor qualidade de vida para os brasileiros”.

As atividades e os equipamentos de cultura e extensão da Universidade também foram lembrados, com especial destaque para o Museu do Ipiranga, que foi completamente restaurado e reinaugurado em setembro do ano passado, durante as comemorações pelo bicentenário da Independência do Brasil.

Acompanhando o reitor, estavam presentes representantes das pró-reitorias, superintendências e órgãos centrais da Universidade – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Inclusão e Pertencimento

Uma iniciativa que teve especial destaque foi a criação da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), em maio de 2022. “A nova Pró-Reitoria inova na forma de desenvolver ações que garantam a permanência qualificada de alunos, servidores e docentes e potencializem as políticas de inclusão, articulando vulnerabilidades sociais e econômicas, questões raciais e de gênero, direitos humanos, saúde mental”.

Acompanhando a preocupação com a inclusão dos estudantes, houve a ampliação dos investimentos do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) em quase 60%. Em 2023 foram distribuídos 15 mil auxílios para alunos de graduação e pós-graduação, além da gratuidade nos restaurantes universitários. Também foram desenvolvidas iniciativas voltadas para a saúde mental de toda a comunidade e para recuperar as moradias estudantis.

Carlotti também apresentou os dados sobre a situação financeira da Universidade, a contratação de servidores e os planos de investimento. Para finalizar, o reitor comentou ações e projetos desenvolvidos pela Universidade para contribuir para a identificação e a solução de grandes problemas da sociedade.

Clique aqui e acesse a íntegra da apresentação do reitor.

Após a apresentação do reitor, os deputados Dani Alonso (PL), Milton Leite (União), Leonardo Siqueira (Novo), Marta Costa (PSD), Beth Sahão (PT) e Carlos Giannazi (Psol) fizeram perguntas sobre contratação de docentes e servidores, vestibular, cotas raciais, moradia estudantil e financiamento público.