Mosaicos Culturais #11: Don L canta de volta aos grandes sonhos de mudança

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir o canto do rapper ao afirmar: “Não permitiremos que mintam sobre nossa história”, que tocava nos fones de ouvido de Francisca, estudante de Pedagogia na USP

Publicado: 30/04/2024
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #11: Don L canta de volta aos grandes sonhos de mudança
/

Gabriel Linhares da Rocha, conhecido como Don L, é um rapper brasiliense, radicado em Fortaleza e atualmente residente em São Paulo. Cantor e compositor, sua trajetória artística começou em 2004, mas despontou mesmo no ano seguinte com o aclamado grupo Costa a Costa. No entanto, foi em 2017 quando lançou o primeiro disco solo de estúdio, o da trilogia Roteiro Para Aïnouz, volume III (sic). Em 2021, lançou o segundo, e ainda planeja lançar o volume I.

O nome da trilogia reversa é uma referência e homenagem ao cineasta Karim Aïnouz, seu conterrâneo de Fortaleza, responsável por filmes que o inspiraram como O Céu de Suely (2006) e Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (2009).

Um hino à esperança e à resistência

Capa do disco Roteiro Pra Aïnouz, Vol. 2. de Don L. DonLMusic, 2021.

O segundo álbum da trilogia, com produção coassinada dele e Nave Beatz, mescla e revisita os símbolos da história com versos engajados e reflexões críticas ao capitalismo, desmatamento ambiental, adversidades, sonhos e utopias associadas a uma sonoridade que transita por subgêneros do rap, como o boom bap, trap e drill. Principalmente, empenha-se em denunciar as  penúrias brasileiras, mancomunadas por elites colonizadoras externas e internas, como evidencia de forma feroz no rap Pela Boca, composição de Don L e Vinicius Leonard Moreira de 2021. É um convite à ação e à valorização da cultura hip-hop como ferramenta de transformação social.

Na música Pela boca, ao reverberar a luta por um futuro mais justo quebrando o ciclo do poder hegemônico, Don L tece uma narrativa potente questionando o status quo, que há muito tempo incute uma visão distorcida da violência e da resposta dos oprimidos.

Enquanto ouvia Pela Boca, Francisca, estudante de Pedagogia da Faculdade de Educação da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, da Rádio USP. Francisca ressalta o teor comunista do rap e o papel como crítica social e política.

Ouça o podcast no link acima.

Os estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você está ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP (WhatsApp [11] 97281-5789).

Este podcast reproduz o programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 29 e 30 de abril de 2024. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h, pela Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), inclusive via internet, através do site da emissora. O programa também é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis neste link.