Congresso europeu traz novidades no tratamento do AVC

Octávio Pontes Neto destaca alguns estudos que demonstraram a eficácia de certos procedimentos utilizados para os pacientes que sofreram derrame cerebral

 Publicado: 21/05/2024
Por

Logo da Rádio USP

Em sua coluna desta semana, o professor Octávio Pontes nos fala das novidades sobre o tratamento do AVC hemorrágico e isquêmico, que foram apresentadas na semana passada na X Conferência Europeia de AVC (Esoc 2024), que aconteceu na cidade da Basileia, Suíça. O professor Octávio Pontes destaca o estudo Interact-4, que revelou que pacientes com AVC hemorrágico se beneficiam do controle agressivo da pressão arterial ainda na ambulância.

Além disso, o estudo Switch sugeriu que a craniectomia descompressiva, um procedimento cirúrgico para descomprimir o cérebro pela retirada temporária de pedaços dos ossos do crânio, pode ser útil em paciente com AVC hemorrágico profundo.

Em relação ao AVC isquêmico, os estudos Taste e Trace III demostraram que a Tenecteplase pode ser utilizada como trombolítico para AVC isquêmico de forma equivalente ou até mais amplamente que a Alteplase.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.