Um mapeamento do ecossistema do empreendedorismo e inovação de Ribeirão Preto apontou que existem na cidade 181 startups atuando em sete áreas distintas, que são Finanças, Varejo e Marketing, Agronegócio, Tecnologia da Informação, Biotecnologia, Saúde e Educação.
O levantamento foi feito pelo Supera Parque de Inovação e Tecnologia, uma parceria entre a USP, Prefeitura de Ribeirão Preto e Governo do Estado de São Paulo, para identificar os diferentes atores municipais de inovação, entender suas ações e contribuições e fomentar conexões para intensificar o fluxo de interações.
Segundo o professor Adilton Carneiro, diretor-presidente do Supera Parque e coordenador do mapeamento, a pesquisa aponta que existe um cenário adequado para o crescimento da inovação. O professor explica que há diferenças entre o empreendedor inovador e o empreendedor tradicional, que não aparece na pesquisa.
Apesar do cenário considerado otimista para o empreendedorismo inovador, o setor encontra uma realidade distinta na cidade, pois Ribeirão Preto despencou no ranking brasileiro de cidades inteligentes e conectadas. Em 2015, a cidade ocupava o 14º lugar, já este ano está em 25º.
Ouça no link acima a entrevista na íntegra.