Sites e apps programados por universitárias podem auxiliar no combate à violência de gênero

Grupo da USP em São Carlos oferece maratona de aprendizagem gratuita na área da programação para mulheres de qualquer instituição de ensino superior

Publicado: 29/04/2024
Instituto da USP oferece treinamento em programação para mulheres cis e transgênero – Foto: Women in Tech / ICMC

No dia 19 de maio, o grupo Women in Tech, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, oferecerá às mulheres um dia inteiro de aulas e debates sobre programação. O evento é gratuito e aberto para pessoas que se identificam com o gênero feminino ou como não binárias, e que sejam estudantes de graduação ou de pós-graduação em qualquer universidade. Serão ofertadas 60 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril neste link.

+ Mais

Por que as mulheres “desapareceram” dos cursos de computação?

O chamado hackathon acontecerá no Onovolab, um centro de inovação na cidade de São Carlos, e a previsão é de que aconteça das 8h30 às 19 horas.

Antes do evento presencial, acontecerá uma atividade on-line no dia 11 de maio, às 14 horas, com o intuito de introduzir as pessoas inscritas no universo da computação. A presença não é obrigatória e todo o conteúdo das palestras e workshops ficará disponível para ser consultado posteriormente. A organização do Women in Tech estimula que as inscritas participem do pré-evento para conhecerem mais sobre códigos de programação e sobre discussões de gênero.

Hackathon: o que é e como funciona?

O hackathon é um evento que ocorre num curto período de tempo, geralmente entre um dia e uma semana, no qual profissionais da área da programação se reúnem para debater sobre soluções inovadoras para uma questão específica. O termo é uma junção das palavras inglesas hack (usado informalmente para indicar um método mais simples ou rápido de resolver um problema) e marathon (maratona).

As participantes serão divididas em grupos de até quatro integrantes. Não é necessário fazer parte de um grupo antes de realizar a inscrição. As participantes sem uma equipe serão alocadas em um time e convidadas a participar de um servidor na plataforma Discord para estimular a integração.

O regulamento completo pode ser conferido no site do Women in Tech.

• Credenciamento;
  • Apresentação Women in Tech
  • Desenvolvimento – início às 11h;
  • Desenvolvimento – término às 16h;
  • Organização para apresentação do Pitch (os times terão 30 minutos para se organizarem);
  • Pitch (5 min por time) – 16h30;
  • Premiação – 18h30;
  • Encerramento e coffee à noite – 19h.

Women in Tech

O Women in Tech é um grupo de extensão da USP em São Carlos, cujo objetivo é “realizar eventos, integração, reuniões e debates com a finalidade de discutir a falta de representatividade feminina nas áreas de ciência e tecnologia”.

A iniciativa é coordenada pela professora Sarita Bruschi e é aberta a estudantes de diferentes cursos de graduação e anos de ingresso.

Onovolab localiza-se na Rua Aquidaban, 1 – Centro, São Carlos.

Mais informações: womenintech@icmc.usp.br