Exposição “Biomas do Brasil” no Parque CienTec da USP

Arte, Ciência e Tecnologia para conscientizar e encantar o público sobre a biodiversidade brasileira

Publicado: 30/04/2024
Mosaico de vidros pintados mostrando mulher indígena, onça pintada e vegetação ao redor.
Obra de Ju Barros destacando o bioma Amazônia, pertencente à exposição Biomas do Brasil, em cartaz no Parque CienTec da USP até agosto de 2024 – Foto de Aline Paulichen

A exposição Biomas do Brasil, da artista visual Ju Barros, que está em cartaz no Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP, conta com seis obras de arte utilizando a técnica de mosaicos com pintura em vidro, com o uso de formas orgânicas e geométricas que homenageiam a biodiversidade brasileira, através dos seis biomas de nosso país: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Os painéis unem arte, ciência e tecnologia com o intuito de promover a ampliação de conhecimentos dos visitantes e instigar a reflexão sobre a situação atual de devastação dos ecossistemas. Cada obra retrata espécies de animais nativos que estão ameaçados de extinção. A entrada é gratuita e a exposição fica em cartaz até o mês de agosto.

A artista valoriza, de forma muito sensível, a diversidade cultural através de retratos de mulheres que representam as comunidades que vivem nas regiões geográficas dos biomas. Cada obra é acompanhada por um painel informativo com detalhes sobre o bioma correspondente e da espécie animal representada na obra. É possível também visualizar os mosaicos com a realidade aumentada, através do uso de um dispositivo eletrônico, propiciando interação com animações dos elementos presentes nas obras.

Em conjunto com a exposição, foi criada uma atividade interativa que tem como objetivo principal estimular nos visitantes a capacidade de perceber as plantas como um elemento caracterizador dos biomas, mitigando assim a chamada “impercepção botânica”. O fenômeno é caracterizado pelo fato de nossa espécie não perceber as plantas em toda sua plenitude no cotidiano. Você já refletiu sobre tal fenômeno? Acha que possui essa impercepção? Um teste possível é tentar lembrar da última planta com a qual teve contato. Muitas pessoas falham nesta tarefa, evidenciando que a percepção sobre as plantas não é apurada.

Frente de um dos crachás que são utilizados pelos visitantes na atividade “De qual bioma eu sou?”, que devem vencer o desafio de descobrir a qual bioma brasileiro a planta pertence. Neste caso, vemos uma imagem do xaxim
Verso de um dos crachás, com as informações sobre o xaxim, planta típica do bioma Mata Atlântica

A atividade intitulada ‘’De qual bioma eu sou?” completa a experiência da exposição. A equipe idealizadora é composta pela professora Suzana Ursi, diretora do Parque CienTec, e pelas estudantes Chiara Gentile, Gabriela Cerqueira e Aline Paulichen, do Instituto de Biociências (IB) da USP. Elas convidam os visitantes a incorporarem uma planta nativa, aprendendo sobre as características e a vasta importância desses organismos.

Cada visitante recebe uma placa com a imagem de uma planta e o desafio é descobrir a qual bioma a planta incorporada pertence. Será que você venceria tal desafio? Convidamos os leitores para descobrirem na prática se conhecem plantas típicas de diversas áreas do Brasil participando da atividade no Parque CienTec, que fica localizado na Av. Miguel Estefano, 4200, no bairro Vila Água Funda.

Quem visitar o Parque no próximo sábado, dia 04 de maio, além de apreciar a exposição e participar de uma programação cheia de atividades, vai conferir o novo espaço reservado para a realização de piqueniques. Siga nossas publicações por aqui para saber mais sobre tal espaço e tudo relacionado ao CienTec.

*Texto de Suzana Ursi e Aline Paulichen.