USP e Ipen lançam espaço de inovação para oferecer soluções tecnológicas na área de ciências da vida

Iniciativa conecta ecossistema de inovação das duas instituições para se tonar um celeiro de startups na área de saúde

03/08/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 05/08/2022 as 9:08
O hub foi lançado em evento realizado na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Foi lançado hoje, dia 3 de agosto, o Hub de Ciências da Vida e Descarbonização, uma parceria inédita da USP com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) para fomentar o desenvolvimento de inovações tecnológicas e radicais na área de saúde. A cerimônia de lançamento foi realizada na sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, em São Paulo.

O diferencial do projeto, articulado pelo Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), é a conexão entre institutos públicos de Ciência e Tecnologia (ICTs) do Estado de São Paulo, startups e indústrias com o propósito de solucionar grandes desafios da sociedade e do mercado, por meio do suporte às empresas iniciantes intensivas em tecnologias — as chamadas deeptechs. O hub deverá ocupar uma área de 20 mil metros quadrados localizada na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, onde novas tecnologias em saúde serão desenvolvidas e testadas a partir de janeiro de 2023.

O acesso a laboratórios multiusuários na USP e em diversos parceiros com diferentes tipos de infraestrutura e equipamentos é outro fator que permite o desenvolvimento de novas tecnologias e inovações do início ao fim. Em outra frente de atuação, planeja-se, juntamente com entidades reguladoras, agilizar o processo para validar soluções que precisem de autorizações para produções pilotos. Hoje, 45% das startups da Incubadora USP/Ipen, gerida pelo Cietec, são das áreas de ciências da vida e saúde, o que evidencia a expertise e sinergia para desenvolver novas soluções nesta área.

Entre institutos e empresas envolvidos na criação do hub estão o Instituto Butantan, o Inova HC, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, as empresas Merck e L’Oreal, entre outros. A iniciativa também conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo.

Soluções para os problemas

“A inovação e o desenvolvimento sustentável são dois princípios basilares de nossa atuação à frente da Reitoria nos próximos quatro anos. A USP, como ambiente de ensino e pesquisa, tem como um de seus desafios apresentar soluções para os problemas sociais brasileiros e, nesse sentido, a colaboração com todos os setores da sociedade é primordial. Um exemplo disso é esta parceria que estamos estabelecendo para a criação do Hub de Ciências da Vida”, destacou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

“Grandes empresas nasceram de iniciativas de profissionais oriundos das comunidades da USP e do Ipen, entre outras renomadas, em nossa incubadora de base tecnológica. Ao longo de 25 anos, conseguimos construir um ambiente muito propício ao surgimento de soluções inovadoras. Ao criar o Hub de Ciências da Vida, pensamos em oferecer um novo espaço, onde diversos atores possam colaborar juntos para fortalecer o ecossistema de inovação”, avaliou o superintendente do Ipen, Wilson Calvo.

A diretora-presidente do Cietec, Paula Lima, ressaltou que o objetivo é entregar para a sociedade soluções inovadoras que estimulem o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. “Uma das lições que aprendemos na pandemia foi que investir em ciência salva vidas. A covid-19 evidenciou a dependência brasileira de insumos em medicamentos e equipamentos de saúde. A partir desse aprendizado, articulamos uma aliança estratégica para criação e operacionalização do Hub de Ciências da Vida”, explicou.

Ouça, a seguir, a entrevista concedida pelo reitor da USP à rádio CBN, no dia 2 de agosto, a respeito da criação do novo espaço de inovação na Universidade.