Estudo vai avaliar impacto das vacinas na redução de casos de covid-19 em Ribeirão Preto

Estimativa é que cerca de 2.400 moradores sejam entrevistados por telefone e todos os voluntários serão mantidos em sigilo

 07/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 08/03/2022 as 16:27
Por
coletiva fmrp
O estudo foi apresentado em coletiva de imprensa na manhã do dia 25 de fevereiro

Pesquisadores brasileiros vão avaliar a efetividade das vacinas contra covid-19 em Ribeirão Preto, ou seja, vão analisar como os imunizantes impactaram na quantidade dos casos da doença. O estudo é realizado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e pelo Instituto de Medicina Tropical, ambos da USP; pelo Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag); e pela Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto com financiamento do Magazine Luiza.

“A eficácia é calculada em estudos clínicos, comparando um grupo de voluntários que receberam a vacina com outro grupo que recebeu um placebo, em condições ideais. A efetividade, por sua vez, mostra se a vacina funciona bem ou não em condições reais fora de um estudo clínico, e só pode ser calculada após o início da vacinação da população”, explica o professor Edson Zangiacomi Martinez, da FMRP, e um dos coordenadores do trabalho na cidade.

Coletiva de imprensa
Pesquisadores vão entrevistar cerca de 2.400 habitantes com 18 anos ou mais, que tiveram sintomas respiratórios e que foram atendidos em alguma unidade de saúde de Ribeirão Preto

A estimativa é que participem 2.400 habitantes com 18 anos ou mais, que tiveram sintomas respiratórios e que foram atendidos em alguma unidade de saúde de Ribeirão Preto. O grupo de pesquisadores entrará em contato no telefone fornecido durante o atendimento e o indivíduo terá a possibilidade de aceitar ou recusar a participação.

“Se a pessoa disser que não quer participar, sua decisão será respeitada e nenhum de seus dados será usado. Se aceitar, não passará por nenhum tipo de exame e apenas responderá a perguntas sobre a vacinação e os sintomas e complicações relacionados à covid-19 e, quando os resultados da pesquisa forem divulgados, nenhum participante será identificado, de forma que a participação é confidencial”, esclarece.

O professor Edson Martinez ainda ressalta que será realizada uma visita domiciliar em alguns casos e que todos os pesquisadores estarão identificados com o nome e o logotipo do projeto no crachá, na camiseta e no automóvel utilizado.

Mais informações: (16) 3602-2569 ou e-mail pesquisavacinarp@gmail.com 

Ouça, no player abaixo, entrevista do pesquisador Edson Zangiacomi Martinez, do doutor Paulo Carrara de Castro e da professora Maria do Carmo Guimarães ao Jornal da USP no Ar, Edição Regional.

Logo da Rádio USP

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.