Mulheres cientistas difundem conhecimentos em encontros no Museu de Zoologia da USP

Programação que acontecerá no Museu de Zoologia (MZ) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher se estenderá até o final deste mês de março

 08/03/2024 - Publicado há 2 meses     Atualizado: 11/03/2024 as 14:21
Mulheres cientistas difundem conhecimentos em encontros no Museu de Zoologia (MZ) da USP – Ilustração:
pikisuperstar/Freepik

 

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Museu de Zoologia (MZ) da USP promoverá uma programação que deverá se estender até o dia 24 de março. Nos encontros, que acontecerão principalmente aos finais de semana, as principais atividades serão as palestras no Projeto de Difusão Cultural, que acontecerão aos sábados, sempre a partir das 10 horas.

O início das atividades será no dia 9 de março, onde serão apresentadas pesquisas realizadas por mulheres cientistas do pós-doutorado nas áreas de taxonomia, biogeografia e ecologia de Diptera, Coleoptera e crustáceos. Na oportunidade, as pesquisadoras trarão uma atividade intitulada Aedes aegypti: desafios, controle e manejo, além de programações dinâmicas para crianças. O evento também trará os resultados encontrados pelas pesquisadoras brasileiras em seus trabalhos científicos e abordará suas perspectivas futuras nas respectivas áreas. As palestras serão proferidas pelas cientistas Mayara Ferreira Mendes e Letizia Janaina Migliore.

De acordo com a organizadora dos encontros, a educadora Márcia Fernandes Lourenço, do MZ da USP, as atividades serão todas gratuitas e abertas ao público, sem a necessidade de inscrições prévias. “Estes eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher já acontecem anualmente aqui no museu”, conta a educadora.

 

As palestrantes

Mayara Ferreira Mendes – Foto: Linkedin

Mayara Ferreira Mendes é bióloga, doutora em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente pós-doutoranda no MZ da USP. Sua área de pesquisa abrange taxonomia e a ecologia de espécies micófagas da família Drosophilidae (a família das populares “mosquinhas da fruta”), dando ênfase para o gênero Zygothrica.

Em paralelo à descrição de novas espécies de Drosophilidae, Mayara busca descrever a capacidade de uso de frutos vivos para reprodução de espécies micófagas, o que sugere um nicho ecológico específico e um comportamento incomum entre espécies frugívoras.

“Meu trabalho também levanta questões sobre potenciais impactos competitivos, ecológicos e econômicos, no longo prazo, de espécies do gênero Zygothrica encontradas infestando culturas de fungos shiitake (Lentinula edodes), enfatizando mais uma vez a necessidade de monitoramento contínuo e pesquisas adicionais”, relata Mayara.

Letizia Migliore – Foto: Reprodução/Facebook

Com doutorado em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade pelo MZ da USP, a doutora Letizia Janaina Migliore vem explorando o mundo dos “besouros-joia” (família Buprestidae), e aprofundando o conhecimento de suas estruturas morfológicas combinando diferentes técnicas. Entre as técnicas estão microscopia eletrônica de varredura, histologia e o estudo sistemático. “O trabalho tem como objetivo ajudar a elucidar funções e funcionamento dessas estruturas, com o intuito de contribuir para o aprimoramento de técnicas de monitoramento e manejo de Buprestidae de interesse ecológico, econômico e fitossanitário”, relata Letizia.

 

Aos domingos, atividades livres

Márcia Fernandes – Foto: Reprodução/MZ-USP

De acordo com a organizadora dos encontros, a educadora Márcia Fernandes Lourenço, do MZ da USP, as atividades serão todas gratuitas e abertas ao público, sem a necessidade de inscrições prévias. “Estes eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher já acontecem anualmente aqui no museu”, conta a educadora.

Mas as programações também acontecerão aos domingos, como informa a educadora. “Haverá oficinas de ilustrações para as crianças que terão como tema Onde as meninas mandam, em que serão descritas fêmeas de animais que mandam em suas famílias”, explica a educadora. Na oportunidade, as crianças recebem pequenos livros ilustrados com figuras que devem ser pintadas pelos pequenos. As domingos as atividades começam às 10 horas e prosseguem até às 16 horas.
O Museu de Zoologia da USP fica na Avenida Nazaré, 481, no Ipiranga, São Paulo.

Veja também:
www.mz.usp.br
https://www.facebook.com/mzusp/
https://www.linkedin.com/company/mzusp/

Mais informações: Márcia Fernandes Lourenço no e-mail mfer@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.