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Professor do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da USP. Foi diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP de 2012 a 2016. No âmbito do IEA-USP, integra a Comissão Científica da Academia Intercontinental e é o coordenador acadêmico da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência. Foi diretor do Centro Cultural São Paulo de agosto de 2006 a maio de 2010 e vice-diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP de 1998 a 2002. Idealizador e curador-coordenador do “Fórum Permanente: Museus de Arte, entre o público e o privado” , Idealizou e coordenou a Ação Educativa do MAC-USP de 1985 a 1987, bem como a primeira interface do USPonline, portal de informações da USP na Web de 1995 a 1998.
Horário: quinzenalmente, terça-feira, às 9h00 Rádio USP 93,7 São Paulo / 107,9 Ribeirão
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Martin Grossmann analisa Belo Horizonte como cidade modernista
Professor destaca obras que introduziram o Modernismo na capital mineira, como a Pampulha
Martin Grossmann cita a Tropicália como exemplo de vanguarda
Movimento atingiu várias expressões artísticas, e não só a música, afirma o professor em sua coluna na Rádio USP
Grossmann condena reações contra manifestações artísticas
Em sua coluna, professor lamenta casos como o cancelamento da “Mostra Queermuseu”, em Porto Alegre
Conjunto Pedregulho, no Rio, é metáfora do Modernismo no Brasil
Obra concebida para moradia de funcionários federais ficou inacabada, destaca Martin Grossmann
Aeroporto Santos Dumont é marco do Modernismo no Brasil
Obra é exemplo da importância da capital carioca para a modernidade brasileira, diz Martin Grossmann
Grossmann cita importância do Rio de Janeiro para o Modernismo
Como São Paulo, antiga capital da República também foi importante para a origem do movimento, diz professor
Martin Grossmann destaca o “pré-modernismo” no Brasil
Machado de Assis, Marc Ferrer e Santos Dumont são três “pré-modernistas”, considera o professor
Martin Grossmann continua a discutir a vanguarda
Professor cita obras do alemão Peter Bürger e do brasileiro Jorge Schwartz
Modernismo foi sucedido pela mundialização das artes, diz Grossmann
Para o professor, conectividade confirma a consolidação de uma nova visão de mundo na história da humanidade
O Modernismo morreu, não a vanguarda, diz Martin Grossmann
Vanguarda continua presente na contemporaneidade de forma “reinventada”, afirma o professor
Martin Grossmann contesta ideia de “fim da vanguarda”
Em ressalva ao escritor Octavio Paz, professor afirma que vanguardas continuam presentes na contemporaneidade
Martin Grossmann cita Octavio Paz para analisar as vanguardas
Livro “Os Filhos do Barro” tem o espírito de vanguarda necessário para pensar a atualidade, disse o professor
Grossmann cita Walter Benjamin para criticar a virtualidade
Análise do filósofo alemão sobre gravura de Paul Klee é ótima para a crítica às novas tecnologias, diz professor
É preciso ser crítico às novas tecnologias, diz Grossmann
Colunista avalia comportamento humano diante da virtualidade e das novas tecnologias
Martin Grossmann comenta exposição “Consciência Cibernética”
Em cartaz em São Paulo, mostra é ótimo exemplo das relações entre arte e virtualidade, diz o professor
Virtualidade questiona concepção de autoria, diz Grossmann
Sistemas operacionais em atuação na sociedade são mantidos coletivamente, destaca professor
Virtualidade cria condições para o pós-humano, diz Grossmann
Ligada à robótica, nova fase da evolução humana dispensa relação direta do homem com o planeta, segundo professor
Era da virtualidade chegou ao cotidiano, diz Grossmann
Mais de 1 bilhão de pessoas utilizam o Gmail e 60% dos brasileiros estão na internet, exemplificou o professor
Quando as humanidades se unem à virtualidade
Em sua coluna, professor destaca arquivos virtuais que reúnem obras dos poetas William Blake e Emily Dickinson
Grossmann fala da relação entre as humanidades e a virtualidade
Professor cita grupos de estudos na USP como exemplos de iniciativas que buscam unir as duas áreas