Manhã com Bach #218: Sonata e concerto moldam a música de câmara de Bach

Historiador inglês Charles Terry analisa obras do compositor alemão criadas nessas formas musicais italianas

Por
 Publicado: 13/05/2024
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #218: Sonata e concerto moldam a música de câmara de Bach
/

A música de câmara de Johann Sebastian Bach é moldada nas duas formas italianas predominantes na época do compositor alemão: a sonata e o concerto. É o que afirma o historiador inglês Charles Sanford Terry (1864-1936) no capítulo 4 do livro The Music of Bach – An Introduction (A Música de Bach – Uma Introdução), um clássico da bibliografia sobre Bach.

Nesse capítulo dedicado à música de câmara do compositor alemão, Terry cita como exemplos da obra de Bach nessa área a Sonata para Violino e Cravo em Mi Menor (BWV 1023) e o Concerto de Brandemburgo Número 1 em Fá Maior (BWV 1046). Essas composições são exibidas nesta edição de Manhã com Bach, que apresenta ainda a cantata Ich armer Mensch, ich Sündenknecht, “Eu miserável homem, eu escravo do pecado” (BWV 55).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 11 e 12 de maio de 2024. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP. As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.