
Em 1732, Johann Sebastian Bach deu um concerto em Cassel, na região central da atual Alemanha, para testar o então recém-reformado órgão da igreja daquela corte. Entusiasmado com a apresentação, o príncipe herdeiro de Cassel, Friedrich, tirou do dedo um anel de pedra preciosa e o deu a Bach, em reconhecimento pelo virtuosismo do compositor. Esse fato é conhecido graças a um relato do compositor e professor Constantin Bellermann, que estava presente no concerto e deixou por escrito suas próprias impressões sobre o desempenho de Bach naquele dia. “Ele correu sobre os pedais com essa mesma facilidade, como se seus pés tivessem asas, fazendo o órgão ressoar com tal plenitude e assim penetrar como um raio nos ouvidos daqueles presentes”, escreveu Bellermann, que no texto se refere a Bach como “o milagre de Leipzig”.
Não se sabe quais obras foram executadas por Bach naquele concerto. Mas uma composição que dá uma boa ideia do virtuosismo do compositor ao órgão é um fragmento que ficou conhecido pelo título em latim Pedal Exercitium (BWV 598), somente para os pés, apresentado nesta edição de Manhã com Bach. O podcast traz também outra composição de Bach para órgão que bem poderia ter sido exibida na apresentação feita em 1732, em Cassel: o Concerto para Órgão em Dó Maior (BWV 594), datada dos anos em que o compositor atuou na corte de Weimar, entre 1708 e 1717. Manhã com Bach traz ainda a cantata Selig ist der Mann, “Bem-aventurado é o homem” (BWV 57).