Manhã com Bach #217: Obra de Charles Terry é um clássico da bibliografia sobre Bach

Publicado em 1933, livro do historiador inglês traz ampla análise da música do compositor alemão

Publicado: 06/05/2024
Manhã com Bach - USP
/

O livro The Music of Bach – An Introduction (A Música de Bach – Uma Introdução) é uma das obras clássicas do historiador inglês Charles Sanford Terry (1864-1936) sobre Johann Sebastian Bach. Publicado em 1933 pela Dover Publications, uma editora de Nova York, nos Estados Unidos, ele traz uma ampla análise de Terry sobre a música de Bach, que até hoje é útil para pesquisadores e amantes da obra do compositor alemão.

Esse livro será abordado em Manhã com Bach ao longo de quatro programas. Nesta edição, o destaque é o capítulo em que Terry aborda a música para órgão, citando como exemplos do virtuosismo de Bach nesse instrumento – o preferido pelo compositor alemão – a Fantasia e Fuga em Sol Menor (BWV 542) e o coral Wachet auf, ruft uns die Stimme, “Despertai, a voz nos chama” (BWV 645). As duas peças são apresentadas nesta edição de Manhã com Bach, que exibe ainda a cantata Ich glaube, lieber Herr, hilft meinem Unglauben, “Eu creio, amado Senhor, ajuda na minha incredulidade” (BWV 109).

The Music of Bach está dividido em duas partes. Na primeira Terry aborda a obra instrumental de Bach, analisando a música para órgão, cravo e clavicórdio, a música de câmara e as monumentais Oferenda Musical e A Arte da Fuga. Na segunda parte, dedicada à obra vocal de Bach, o historiador inglês reflete principalmente sobre as cantatas sacras e seculares, os oratórios e as Paixões.

Charles Sanford Terry foi professor da Universidade de Aberdeen, na Escócia, por três décadas. Compositor e músico amador, atuou também como regente do coral daquela universidade. É autor de nove livros sobre Bach e sua obra. Escreveu ainda tratados sobre a história da Escócia e da Europa.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 4 e 5 de maio de 2024. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP. As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.