Mosaicos Culturais #24: Ouça a canção que Tom Jobim fez para esquecer a Luiza

Ouvintes da Rádio USP podem agora escutar a mesma canção de um “pobre amador, apaixonado”, como Tom Jobim se autodenominava, que ecoava nos fones de ouvido de Amanda, estudante de mestrado em Educação Musical na USP

Por
 17/05/2024 - Publicado há 1 mês
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #24: Ouça a canção que Tom Jobim fez para esquecer a Luiza
/

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, mais conhecido como Tom Jobim (1927-1994), foi compositor, pianista, violonista, arranjador e cantor. Considerado um dos maiores expoentes da música brasileira do século 20, Jobim internacionalizou a bossa nova, sendo chamado no meio musical de “pai da bossa nova”. Ele fundiu a bossa nova com o jazz nos anos 1960, criando uma nova sonoridade. Muitas de suas canções se tornaram padrões de jazz. Por exemplo, suas reviravoltas melódicas e a insistência na sétima maior do acorde se tornaram comuns no jazz depois que ele as introduziu.

A música “Luiza” – que transmite uma sensação de proximidade – foi composta por Tom Jobim em 1981 e incluída no álbum Edu & Tom, lançado em 1982.

Ao som simples de piano-baixo-bateria em Luiza, de Tom Jobim, Amanda, estudante de mestrado em Educação Musical na USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Alana tem ouvido bastante musica brasileira e, sobre a Luiza, escolheu a interpretação de Natália Áurea. Ela considera a canção um conto de amor e vê Luiza como uma musa inspiradora.

 

Ouça o podcast no link acima.

O objetivo do programa é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz o programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 16 e 17 de maio de 2024.


Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.