Ciência USP #42: Dieta gosmenta e a evolução dos dentes e glândulas de serpentes

Neste episódio, conversamos com os pesquisadores Leonardo de Oliveira e Felipe Gobbi Grazziotin, autores de artigo que revelou uma associação entre a dieta das serpentes e os componentes do seu aparato de veneno

Por
 16/05/2023 - Publicado há 11 meses
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Ciência USP #42: Dieta gosmenta e a evolução dos dentes e glândulas de serpentes
/

No episódio de hoje, o assunto é um estudo realizado em colaboração com o Museu de Zoologia (MZ) da USP, o Instituto Butantan e outras universidades latino-americanas, que revelou uma associação entre a dieta das serpentes e os componentes do seu aparato de veneno.

A pesquisa, cujos resultados foram publicados no periódico Systematics and Biodiversity, fez uma análise da perda dos componentes mais comuns do veneno em cobras que passaram a se alimentar de presas gosmentas, conhecidas como goo-eaters, ao longo da história. A descoberta traz novas informações sobre a evolução e adaptação dessas serpentes em relação à sua alimentação.

Para explicar como o estudo foi realizado, o repórter Guilherme Castro Sousa conversou com os autores do artigo, os pesquisadores Leonardo de Oliveira e Felipe Gobbi Grazziotin.

Para saber mais, acesse a matéria Como uma dieta gosmenta modificou os dentes e as glândulas das serpentes.

Ficha técnica

Reportagem: Guilherme Castro Sousa
Produção e Edição de Som: Denis Pacheco


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.