Destaque do Ciência USP #31: O que precisamos desvendar sobre o passado geológico da Antártica?

Neste episódio, conversamos com o geólogo André Pires Negrão, professor do Instituto de Geociências da USP, que explica como cientistas revelaram que uma grande área do leste antártico é formada por rochas muito mais jovens do que o previsto

Por
Ciência USP
Ciência USP
Destaque do Ciência USP #31: O que precisamos desvendar sobre o passado geológico da Antártica?
/

Em um artigo publicado na revista Communications Earth & Environment, pesquisadores da Agência Espacial Europeia (ESA), juntamente com cientistas da British Antarctic Survey (BAS), conduziram um estudo na região leste do continente antártico, um dos lugares menos explorados da Terra.

O grupo internacional de pesquisadores utilizou equipamentos para mensurar alterações nas assinaturas magnéticas e gravitacionais produzidas por diferentes rochas encobertas pela espessa camada de gelo. Os especialistas descobriram que uma grande área do leste antártico é formada por rochas muito mais jovens do que o previsto.

Para explicar quais os impactos da descoberta e contar um pouco mais sobre a história da Antártica, conversamos com o geólogo André Pires Negrão, professor e pesquisador do Instituto de Geociências (IGc) da USP.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem e Narração: Caio César Pereira
Produção: Denis Pacheco
Edição de som e Composição Musical: Angélica Peixoto e André Leite, com supervisão de Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.