Ciência USP #40: A história das tavernas brasileiras

Neste episódio, conversamos com o pesquisador Lucas Avelar, autor da tese “História das tavernas do ouro ao café (séculos 18 e 19)”, defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

Por
 18/04/2023 - Publicado há 1 ano
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Ciência USP #40: A história das tavernas brasileiras
/

Nesta semana, no Ciência USP, o assunto é uma pesquisa que reconstruiu a história das tavernas brasileiras dos períodos colonial e imperial.

A tese de doutorado foi escrita pelo historiador Lucas Avelar e orientada pelo professor Henrique Soares Carneiro, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O trabalho indicou que, apesar da visão estigmatizada construída pela sociedade, as tavernas desempenharam um papel importante na formação cultural do Brasil.

Para saber mais, acesse a matéria Versáteis e disruptivas, tavernas brasileiras já foram alvo de estigma e também de celebração.

Ficha técnica

Reportagem: Guilherme Castro Sousa
Produção e Edição de Som: Denis Pacheco


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.