Destaque do Ciência USP #32: Como proteger a paisagem sonora dos oceanos diante das mudanças climáticas?

Neste episódio, conversamos com Alexander Turra, professor do Instituto Oceanográfico da USP, para entender como as alterações na paisagem sonora impactam a ecologia marinha

14/06/2022 - Publicado há 2 anos
Ciência USP - USP
/

Em um artigo publicado no periódico Earth’s Future, uma equipe internacional de pesquisadores apontou que as mudanças na salinidade, temperatura e pressão alteram o som do mar e possuem impactos ainda pouco conhecidos na ecologia marinha.

No estudo, foi demonstrado que esses fatores compõem meios que podem ou não potencializar, facilitar e permitir que o som seja disperso de uma forma mais ou menos abrangente. Por isso, é preciso mapear como as alterações nas condições dos oceanos, causadas pelas mudanças climáticas, impactam a paisagem sonora local em vários aspectos.

Para explicar melhor esses impactos e quais são as principais consequências para o planeta, conversamos com o professor do Instituto Oceanográfico (IO) da USP e coordenador da Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano, Alexander Turra.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Reportagem e Narração: Gabriele Koga
Produção: Denis Pacheco
Edição de Som e Composição Musical: André Leite e Angélica Peixoto, com supervisão de Guilherme Fiorentini