Destaque do Ciência USP #34: Como um novo tipo de transistor pode mudar o mundo da eletrônica?

Neste episódio, conversamos com Fernando Garcia, professor e pesquisador do Instituto de Física da USP, que nos conta um pouco mais sobre o desenvolvimento do primeiro transistor topológico acústico

12/07/2022 - Publicado há 2 anos
Ciência USP - USP
/

Em um artigo publicado na revista Physical Review Letters, pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, conseguiram simular e desenvolver o primeiro transistor do tipo topológico acústico, que utiliza ondas sonoras ao invés de elétrons.

Materiais do tipo topológico são considerados isolantes e conseguem transportar elétrons em sua superfície sem perda de energia ao longo do caminho. Os cientistas, então, desenvolveram um dispositivo mais eficiente, que une as características isolantes dos materiais topológicos, mas com um outro tipo de elemento para transportar energia: o som.

Para explicar como foi o desenvolvimento do dispositivo e quais as suas aplicações para o futuro, conversamos com o físico Fernando Garcia, professor e pesquisador no Instituto de Física (IF) da USP.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Reportagem e Narração: Caio César Pereira
Produção: Denis Pacheco
Edição de som e Composição Musical: Angélica Peixoto e André Leite, com supervisão de Guilherme Fiorentini