Destaque do Ciência USP #36: Como cientistas mapearam a maior comunidade do Brasil?

Neste episódio, conversamos com o pesquisador Fabio Duarte para entender como registrar dimensões, distâncias e elevações das ruas e construções pode contribuir para conhecermos melhor nossas comunidades

Por
 09/08/2022 - Publicado há 2 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Destaque do Ciência USP #36: Como cientistas mapearam a maior comunidade do Brasil?
/

Em um artigo publicado no periódico Environment and Planning B: Urban Analytics and City Science, uma equipe de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, buscou mapear, com escaneamentos tridimensionais, a maior comunidade do Brasil: a Rocinha.

No projeto Favelas 4D, cientistas utilizaram uma tecnologia com detecção de luz e medida de distância para analisar a paisagem urbana e compreender a complexidade da arquitetura. Com dados mais precisos é possível realizar investimentos na infraestrutura local e planejar o escoamento de água e esgoto de acordo com as inclinações e altura das vielas, organizar o cabeamento de energia elétrica e melhorar o sistema de coleta de lixo e limpeza das vias. 

Para explicar melhor como conseguir informações exatas em áreas de assentamentos informais e os principais desafios nesse processo, conversamos com o alumni da USP e pesquisador do Senseable City Lab Fabio Duarte.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem e Narração: Gabriele Koga
Produção: Denis Pacheco
Edição de Som e Composição Musical: André Leite e Angélica Peixoto, com supervisão de Guilherme Fiorentini

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.